segunda-feira, 21 de março de 2011

• Soberba

Atitude que entristece o Coração Deus!

Se tem um traço de personalidade em que Deus reprova, é a soberba.
A soberba nada mais é do que orgulho, arrogância, presunção e egoísmo na sua mais alta plenitude. Uma pessoa soberba é capaz de menosprezar até o poder de Deus, achando que não precisa dos favores dEle. A soberba apodrece a alma, portanto um soberbo já está recebendo o juízo antecipado, a menos que ele reconheça sua enfermidade que é mortal ao ser humano.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos." (Provérbios 16:18)
 
A Palavra de Deus nos fala que Deus reprova essa conduta, e o que é pior, não há chance de obter misericórdia. Todos sabemos que o pecado de Lúcifer no céu foi a soberba, pois ele quis ser maior que o Criador. Quem se atrever a repetir o feito certamente terá o mesmo destino, e isso vale para todos inclusive para uns que se auto-intitulam santos e espirituais ao extremo, com um único propósito de serem vistos pelos homens.

"A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito."
(Provérbios 29:23)
 
Uma pessoa soberba chega a ser deprimente, tem olhos altivos e não consegue se relacionar com ninguém, a não ser com outro soberbo. Não reconhece a humildade, e assim sendo, não pode se colocar na posição de bem feitor, pois tudo o que fizer em favor de alguém vai sempre interpretar como algo que ele e somente ele é capaz. E com absoluta certeza, vai transformar essa ação em algo em que possa ser visto pelos homens! Suas esmolas são sempre carregadas de desprezos e menosprezo ao ajudado... Algo totalmente contrário do ensinado pelos preceitos do nosso querido Senhor Jesus.

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." (Provérbios 8:13)

O apóstolo Paulo chegou a afirmar que ele não vivia, mas Cristo vivia nele. Chegou a pedir que o imitássemos, pois ele era imitador de Cristo (I Coríntios 4:16 e I Coríntios 11:1). Um soberbo engana o próprio coração, escarnece daqueles que passam por adversidades, se acha seguro em sí mesmo e crê que ninguém pode alcançá-lo. O descontentamento de Deus com essa prática diabólica fica evidente quando Ele adverte os filisteus através do profeta Obadias: “A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR.” (Obadias 1:3,4)

Se um soberbo pensa que está acima do bem e do mal... Porém seu engano é dobrado, pois no céu seu ingresso é vetado e na terra Deus vai abatê-lo.

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6)


Na fé, obr. Tami!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo conteúdo do blog! Sempre que tiver um tempinho passarei por aqui.

    ResponderExcluir