quinta-feira, 1 de setembro de 2011

• Para as mamães - E.B.I. ♥

      Na escolinha nos deparamos com muitas crianças que desde tão pequeninas já são marcadas pela frustração, pela indiferença, pela solidão, pelos problemas familiares, as constantes brigas em casa, etc.
Podemos até entender, pois são famílias que na maioria das vezes não vão á igreja, não tem nengum envolvimento com as coisas de Deus e não tem a mínima noção de como criar os filhos no caminho de Deus (já que nem eles próprios são convertidos). Mas e as mamães que vão á igreja e recebem as orientações vinda do Espírito Santo? Seria possível mães convertidas não dar suporte para a vida espiritual de seus filhos(as)? Eu te digo que sim... Mas elas não fazem por maldade, claro que não! As mães sempre querem o melhor para seus filhos, mas essas falhas podem acontecer inconscientemente, sem que elas nem percebam.
Vou relatar aqui algumas dicas para as mamães vigiarem em relação ao que falam para seus filhos... Antes de mais nada sei que não sou nada e nem ninguém para dar "conselhos" ou dicas de como educar os filhos, até porque eu nem tenho filhos, mas o Espírito Santo me tocou para falar desse assunto, pois já presenciei cenas que certamente deixam as crianças muito tristes e abatidas. Então vamos lá...

       • Nunca dizer aos filhos que se arrependeu de tê-los: Existem certas coisas que uma criança não pode ouvir, elas não são emocionalmente estruturadas para suportar certos comentários e dependendo do que lhes foi dito acaba até atrapalhando o crescimento lúdico e espiritual dessa criança. Vale lembrar que o diabo nem sempre é o causador do problema, mas certamente ele é aproveitador, ele não deixa passar nem uma oportunidade sequer de entrar naquela vida e causar tumulto. Se você disser algo mais rude ou inadequado para seus filhos é capaz do mal usar essa oportunidade para causar mágoas no coraçãozinho da criança, e isso é muito sério. Se você costuma falar coisas desagradáveis quando está brava ou de cabeça quente, ore e peça a Deus domínio próprio, paciência e mansidão! Procure se policiar no que você fala para seus pequenos, crianças são sensíveis, frágeis emocionalmente falando.
Mamãe, faça diferente... Depois que der a bronca ou após chamar a atenção dos seus filhos, chame-os e sente com eles, diga o porquê daquela bronca, que você os ama muito e por isso deve corrigí-los, dê um abraço forte, sem pressa... Sabe aqueles abraços que você não quer largar a pessoa? Pois é, dê um abraço desses em seus filhos, dê um beijo e sempre sempre diga que os ama muito! A criança deseja atenção, e ás vezes as rebeldias ou teimosias são consequências de uma pequena falta de atenção. Faça de seus filhos a própria bênção!

      • Gritar ou bater não é o melhor caminho: Sabemos que a criança sempre vai insistir em querer fazer o que ela deseja, ás vezes passando por cima da autoridade dos pais, avós, professores, das tias da escolinha, etc. O melhor a fazer não é "bater de frente", pois a criança vai tentar impor sua vontade com mais firmeza ainda, ela vai te encarar, vai te "peitar" mais ainda. Nessas horas as mães costumam perder a cabeça e já começam a gritar com os filhos, e dá-lhe chinelo de um lado, a cinta de outro, e assim vai...
Vale fazer uma observação: existem leis que proibem os pais de bater nos próprios filhos para ensiná-los, particularmente acho uma lei fútil e sem necessidade alguma. Mas certamente reprovo a atitude que alguns pais tomam de sempre baterem nos filhos, alguns preferem deixar o diálogo de lado e optam por um chinelo, uma cinta, uma "espada de são jorge" (planta), um pedaço de mangueira, e outros objetos que servem para bater ou machucar. É claro que quando for necessário umas palmadas servem, mas quando for realmente necessário... E eu disse palmadas, não confundam uma palmada com uma surra, pois existe uma diferença exorbitante.
Os pais que são acostumados a ameaçar (ou chegar as vias de fato) com um chinelo ou uma cinta acabam oprimindo os filhos... Isso mesmo, oprimindo! A criança cresce oprimida, com medo, insegura, com receio até de confiar nos próprios pais, e consequentemente vai mostrar um comportamento não aprovado durante seu desenvolvimento, podendo futuramente trazer as temidas dores de cabeça para os pais. O recomendável é sentar e conversar, impor regras para as crianças, regras que ao serem quebradas levam a um castigo (como a proibição do video game, não sair para andar de bicicleta na pracinha, não ver o desenho preferido, etc).
Você já deve ter ouvido falar na Super Nanny... Ela é formada em pedagogia, pós graduada nessa área, tem um vasto conhecimento em comportamento infantil, no desenvolvimento lúdico das crianças. O programa dela é incrível, ela ensina os pais a se portarem corretamente diante das birras, gritarias e desobediências dos filhos, e sem gritar, sem bater, sem usar agressividade ou ameaças. É impondo regras e autoridade que os pais conseguem controlar e dominar os filhos. Quando a família trás esse histórico um pouco agressivo as crianças crescem iguais aos pais, e farão com seus filhos o que os pais fizeram com elas, e assim sucessivamente, até alguéééém colocar um ponto final nesse ciclo vicioso (mas a pergunta é: quem?).
Então queridas mamães, procurem dialogar com seus filhos, mostrar-lhes sua autoridade, peça auxílio para o Espírito Santo e Ele a guiará, tenha certeza disso.

      • Disponibilize tempo para seus filhos: Sabemos que é realmente complicado conciliar trabalho, casa, filhos, etc. Mas é absolutamente necessário o acompanhamento direto no desenvolvimento dos filhos. O carinho e o afeto da mãe é totalmente diferente do carinho e afeto da avó, dos coleguinhas de escola, dos familiares, etc. A mãe tem uma importância absolutamente forte na vida de uma criança.
Na verdade, os filhos quando são pequenos pensam que ao crescerem serão iguais aos pais, por isso vemos crianças que gostam de brincar com as coisas de sua mãe. Quando eu tinha meus 3 aninhos brincava muito de me vestir com as roupas da minha mãe, com os sapatos dela, os colares e óculos dela e ficava desfilando pela casa brincando de mamãe e filhinha (tenho até fotos - choro de tanto rir!). Pelo fato da criança ter sido gerada no ventre da mulher, a figura "mãe" passa a ser de suma importância para o bom crescimento e desenvolvimento dos pequenos.
Pode reparar, quando uma criança cresce sem a companhia afetiva da mãe ou sem o carinho e a atenção da mesma, ela se torna rebelde, agressiva, mal educada (algumas vezes), resumindo: ela acaba ficando revoltada e desconta isso em tudo e em todos.
O ideal é a mãe brincar com seus filhos, nem que seja por poucos minutinhos... Mamãe e filhinha, casinha, escolinha e tantas outras brincadeiras que as crianças (principalmente as meninas) gostam de fazer. Acredite, quando você passa mais tempo com seus filhos eles se sentem importantes.

      Quando oramos e pedimos orientação ou paciência ao Espírito Santo, Ele nos mostra o caminho certo e nos ensina a dominar nosso "eu". É só uma questão de fé, basta pedir e Ele dará domínio próprio, mansidão e paciência.
É necessário estarmos sempre atentos com o nosso próprio comportamento, ações e reações com os filhos, pois ás vezes uma palavra mais rude que você fala na hora errada, da forma errada e no tom de voz errado já é o suficiente para machucar o coraçãozinho dos seus filhos. Muitas coisas podem ser evitadas se vigiarmos e agirmos corretamente.
      Pense nisso!



Na fé, obr. Tami!

Um comentário:

  1. Oi,Linda Tami>
    Pura verdade o que disse,pois eu me lembro q apanhei mto,mto mesmo,e nao adiantou nada,pois eu sentia muita raiva da minha mae,hoje entendo porque ela nao tinha a direcão do Espìrito Santo,mas è isso mesmo,conversar è o melhor caminho,
    exemplo daquele programada super Nany è òtimo!
    todos pais deveriam assisitir e colocar na pratica.
    Adorei este post e vou mandar prà minha irmã ela precisa dessa orientacão.
    Um ABRACAO!!!
    bjinho

    ResponderExcluir