sábado, 3 de abril de 2010

• Batismo nas Águas

O significado do batismo nas águas!

Este é um assunto fundamental para aqueles que desejam realmente uma vida nova em Cristo Jesus. É tão importante que o Senhor, quando apareceu para os discípulos, depois de ressucitado, deu-lhes ordens explícitas, dizendo:
"...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)

Mateus, porém, registra as palavras do Senhor, dizendo: "Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19)

Assim como o sepultamento é uma cerimônia que consuma o rompimento do último laço entre o homem e sua vida terrena, através do batismo nas águas há um rompimento, publicamente consumado, da vida natural da pessoa com a verdadeira vida cristã.
O batismo nas águas significa o sepultamento simbólico da velha criatura do convertido, pois ele morreu para si mesmo e para o mundo a fim de viver exclusivamente para o serviço do Senhor Jesus (Romanos 6:4-6).

De fato, o batismo nas águas é mais que um testemunho público da conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus. Através dele, somos sepultados da mesma maneira que o Senhor foi, significando que a nossa vida, para nós e para o mundo, está definitivamente morta.
Pelo sepultamento feito através do batismo, deixa de existir o nosso eu para o pecado, o qual já não terá mais domínio sobre nós, porque uma vez batizados já estamos mortos para ele.

Por essa razão, quando a pessoa aceita o Senhor Jesus como Salvador, e logo em seguida é batizada por imersão, automaticamente, sem forçar sua vontade, deixa de praticar atos pecaminosos. Por maior que seja seu "mau gênio", ela, pelo batismo, se torna a pessoa mais dócil e humilde desse mundo.

Também aquelas pessoas que não conseguiam largar o vício, após terem aceitado o Senhor como seu Salvador pessoal e terem se batizado, de modo instantâneo e espontaneamente o abandonam.
O batismo também pode significar a entrada de uma pessoa para uma nova maneira de viver, pois a água é o elemento mais natural e purificador, razão pela qual o batismo é feito nas águas.

Quando o povo judeu saiu do Egito, indiretamente teve que se batizar nas águas para viver uma vida nova. Esse "batismo" foi sua passagem pelo Mar Vermelho.
Noé, de certa forma, foi "batizado" pelas águas do dilúvio para ser o patriarca de uma nova geração na Terra.

Para vivermos em novidade de vida, é imprescindível sermos batizados nas águas por imersão. Quando Filipe desceu á cidade de Samaria e pregou o Evangelho do Reino de Deus e o nome do Senhor Jesus, as multidões atenderam unânimes, sendo batizadas nas águas tanto homens quanto mulheres (Atos 8:4-12).


(Artigo retirado do estudo "Batismo nas Águas" - Bp. Macedo)
Na fé, obr. Tami!

4 comentários:

  1. E a pessoa que está em um leito de hospital, impossibilitado de imergir em água. Esta, não podendo ser imersa em água, não poderá deixar o mundo de pecado? Não será salva?

    ResponderExcluir
  2. Leia mais no link:
    http://www.aguadavida.net/detail.asp?iNews=482&iType=45

    ResponderExcluir
  3. AS FIGURAS DO BATISMO

    A FIGURA DO MAR VERMELHO: Lemos em I Coríntios 10:1, 2 que “o povo foi batizado na nuvem e no mar vermelho com respeito a Moisés”. Que batismo foi esse? Cremos que se trata da identificação do povo com seu líder, o que só aconteceu após a travessia do Mar Vermelho, conforme vemos em Atos 7:22-25 e Êxodo 4:31. Os imersionistas vêem imersão aqui alegando que havia água em ambos os lados e a nuvem em cima. Incoerências:
    1. Se era uma coluna de nuvem, não cobriria todo o povo;
    2. A coluna inicialmente estava à frente deles e depois foi pra trás (Êxodo 14:19);
    Se houve alguma figura aí é a aspersão, pois ao passarem pelo meio do mar, a pé enxuto, aquelas paredes de água devem ter respingado ou salpicado água neles. Quem recebeu imersão foram os egípcios, mas não quer dizer que foram batizados.

    A FIGURA DO DILÚVIO: Em I Pedro 3:20-21 lemos que o dilúvio prefigurava o batismo. “A qual” refere-se à água, que é apenas um símbolo, não tendo poder para lavar a imundícia do homem. Alguns tentam ligar “a qual” à arca, para defender a imersão, pois as oito pessoas que foram salvas do dilúvio ficaram totalmente dentro da arca. Mas, se como tudo indica, “a qual” diz respeito à água, não se pode negar que o batismo que o dilúvio representa é a aspersão, pois os oito salvos em nenhum momento mergulharam na água, mas a receberam da chuva que vinha de cima. Mais uma vez quem recebeu imersão foram os ímpios que morreram por não aceitarem entrar na arca.

    A FIGURA DO SEPULTAMENTO: Tomando como base os textos de Romanos 6:3, 4 e Colossenses 2:12, acredita-se que a forma de batismo imersão é a que mais representa o sepultamento e ressurreição do crente com Jesus Cristo. Nesse caso DENTRO DA ÁGUA = MORTE; DEBAIXO DA ÁGUA = SEPULTAMENTO e FORA DA ÁGUA = RESSURREIÇÃO. Podemos ver algumas incoerências nesse argumento:
    1. O termo “baptizo”, quando significa submergir, não traz em si nem sugere a idéia de “sair da água”, mas ficando o objeto submerso.
    2. No mesmo contexto diz que o batismo também representa outras coisas, como: “ser plantado com cristo” (Rm. 6:5); “crucificado” (Rm. 6:6) e “circuncidado” (Cl. 2:11).
    3. O modo como Cristo foi sepultado nada tem a ver com a representação proposta pela imersão, já que ele foi colocado numa caverna com uma entrada horizontal e não foi colocado debaixo da terra.

    A FIGURA DO LAVAR REGENERADOR: Lemos em Tito 3:4-6 que “somos salvos mediante o lavar regenerador do Espírito Santo que ele DERRAMOU sobre nós”. O termo “baptizo” é utilizado tanto para o batismo com água como para o batismo com o Espírito Santo e essa segunda aplicação é sempre com o sentido de derramar e nunca de mergulhar no Espírito Santo. Se o sentido do batismo com água é representar o lavar interior realizado pelo Espírito Santo, então temos que admitir que a aspersão é o modo que mais se aproxima desta figura (Atos 2:3, 17, 18, 33).

    ResponderExcluir
  4. É MARAVILHOSO NASCER DENOVO. ESSA ESPERIENCIA É UNICA!

    ResponderExcluir