quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

• Cuidar do próximo! ♥

"Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." (Hebreus 13:2,3)

O próprio Senhor Jesus afirmou que por causa das iniquidades, o amor de muitos se esfriaria (Mateus 24:12), ou seja, a grande maioria das pessoas pensam apenas em sí mesmas, olham apenas para "o próprio umbigo", preocupam-se apenas com sí, com o que tem acontecido com a própria vida, com os próprios problemas, e acabam se esquecendo que não são os únicos seres do planeta! O que tem de gente sofrendo por aí...
Infelizmente, maior é o número de pessoas com uma vida cheia de desastres, frustrações e tristezas do que aquelas que realmente são felizes. Muitos são os que morrem lentamente todos os dias, sofrem com problemas que parecem gigantes em suas vidas, e assim a esperança vai morrendo, e junto com ela a própria alma (Salmos 107:5)!

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos
amar uns aos outros." (1 João 4:11)

Mas Deus é maravilhoso, Ele sabe de todas as coisas e desde que criou o mundo já tinha absolutamente TUDO planejadinho, nos mínimos detalhes...
Ele falou nosso nome enquanto ainda estávamos no ventre de nossa querida mãe (Isaías 49:1), Ele nos observou durante nosso desenvolvimento, cuidou para que nada prejudicial nos acontecesse, e até que um dia chegamos á Sua digníssima Presença (a maioria em cacos, a trancos e barrancos, mas chegamos!)
Hoje, com uma vida já modificada ou ainda em processo de mudanças, sabemos muita coisa sobre vida espiritual, os segredos que nos levam a passos largos em direção a Deus, o que devemos fazer para sermos merecedores das bênçãos dEle, etc... O fato é que o Senhor não chamou a nós, que o servimos, apenas para ter uma vida melhor. Se assim fosse, seríamos seres humanos melhores e muito mais dignos que os demais, e Deus jamais faria algo assim, pois Ele é justo para salvar todos aqueles que querem, e não apenas alguns. Com Deus não existe exclusividade, atendimento VIP ou coisas do tipo, pois somos todos iguais diante de Seus olhos!
Ele nos trouxe para perto e nos instruiu com um objetivo glorioso: ganhar almas, salvar os perdidos, resgatar pessoas e trazê-las para o Médico dos médicos! E temos que nos orgulhar de sermos escolhidos para tal função, que é tão maravilhosa.

"...visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que
vos ameis uns aos outros..." (1 Tessalonicenses 4:9)

Esse papel que desempenhamos nos leva a estar cada vez mais próximos de pessoas sofridas, e consequentemente, mais pertinho do nosso maior Salvador!
Quando nos preocupamos com as almas, estamos nos preocupando com o próprio Deus. Quando ganhamos uma alma para o Senhor Jesus, estamos O servindo com o melhor sacrifício que um servo pode apresentar, e foi Ele mesmo quem disse: "E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios." (Marcos 12:33)

Não existe satisfação maior para um servo do que agradar ao seu Senhor, deixá-Lo orgulhoso em ter um filho obediente e temente á Ele e á Suas Leis: "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13:8,10)

Mas o que temos visto dentro da igreja, e com bastante frequência, são pessoas que dizem amar á Deus, louvam, choram, quase perdem a voz na hora da busca... Mas na hora de PRATICAR o amor de Deus, elas recuam!
Pois é, mas a Obra de Deus é fundamentada em AÇÃO e ATITUDE, não em palavras. Falar qualquer um fala, é muito fácil... Uma coisa é você dizer a Deus que entrega sua vida á Ele, e outra é você provar isso quando estiver fora da igreja. O mesmo se dá em relação á dizer que ama Deus e não amar seu próximo, não cuidar das pessoas que estão ao seu redor e daquelas que talvez você nem conheça.
Uma vez, dentro da igreja, eu sentei com algumas pessoas e perguntei se elas faziam parte do grupo de evangelização de domingo á tarde, ou se elas costumavam evangelizar algum dia da semana. Uma mulher, de aproximadamente 45 anos, disse que não e que também não interessaria fazer parte do grupo da evangelização, pois ela é cabeleireira e passa todos os dias da semana no salão e de domingo fica com a família!!! Será que é tão impossível assim separar 2 horas para Deus e as almas?
Tem algo muito importante que o Senhor Jesus falou acerca das almas, e que devemos guardar em nossos corações: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (1 João 4:20)

Ou seja, se você costuma falar que ama a Deus mas não tem cuidado das almas, não tem orado pelas pessoas afastadas e muito menos preocupa-se com elas, essa pessoa é considerada MENTIROSA diante de Deus. É como se Deus e as almas fossem Um só... Se amamos um, temos que amar o outro, não tem como amar uma pessoa pela metade.

"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1 João 4:21)

Reflita sobre o que Deus quer te falar hoje, e veja se Ele não tem razão de nos deixar esse mandamento... Não seria justo entrarmos no Reino de Deus dando "tchauzinho" para aqueles que ficaram para trás queimando no lago de fogo. Se Deus não tivesse enviado alguém para nos ajudar, até hoje seríamos um desses que seriam condenados... Temos que aprender a nos colocar no lugar das pessoas, é assim que nasce o real interesse de ajudar o próximo, e consequentemente, nasce o amor e paixão pelas almas.
Mas muitas vezes isso não é possivel pelo egoísmo que o ser humano carrega dentro de sí, e se em nosso coração não tiver espaço, o amor fica impossibilitado de nascer!

"Permaneça o amor fraternal." (Hebreus 13:1)

Lembre-se que a única coisa que Deus nos pede é obediência á Sua Palavra, cumprí-la todos os dias em nossas vidas para que sejamos ganhadores de almas e testemunhas vivas do Seu Poder nesse mundo.
O servo deseja fazer parte dos planos do seu Senhor. E o maior plano e objetivo de Deus é resgatar o maior número de almas possível, pois o tempo está remindo...

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34)

O mais triste é sabermos que muitas pessoas dentro da igreja tem a grande oportunidade de aprender a cuidar dos próximos e a amá-los, mas talvez preferem "torcer o nariz", fingir que não estão vendo nada, preferem tapar o sol com a peneira e até julgam, criticam e condenam.
Existe algo em nós que pode fazer toda diferença na vida daqueles que estão longe de Deus, temos nas mãos a chave que abre muitas portas para aqueles que estão perdidos, além de também trazer respostas para muitas perguntas...
Decida amar alguém hoje, amanhã e sempre... Todos os dias da sua vida! Honre seu chamado.


Na fé, obr. Tami!

Um comentário:

  1. Minha amiga Tami.. :D
    gostei muito do seu artigo,que Deus continue te abençoando...
    amo você!
    beijos

    ResponderExcluir