sábado, 23 de julho de 2011

• Encontrando Deus! - Parte 1

      Sabemos que em qualquer lugar existem os bons e os maus intencionados, os servos de Deus e os servos de sí mesmos que fazem apenas as próprias vontades. Na escola existem os bons e os maus exemplos da turma, na vizinhança, nas ruas, nas empresas, etc. Infelizmente, em todo lugar existem aqueles que dão um bom e um péssimo testemunho. E nas igrejas não é diferente: tem as ovelhas e os bodes, os que são de Deus e os que são disfarçados de cristãos.
Mas graças a Deus ainda existem aquelas pessoas que verdadeiramente querem ter um encontro real e sincero com o Senhor Jesus e desejam ardentemente ser usadas por Ele. A pergunta é: como encontrar Deus?
      A Bíblia nos relata sobre Zaqueu, chefe dos publicanos (coletores de impostos nas províncias do Império Romano que cobravam das pessoas além do que deveriam e eram mal vistos e odiados pelo povo) e homem muito rico (mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus, e que vinha do roubo e da opressão ao povo - Lucas 19:2).
Mas mesmo sendo pecador, um ladrão disfarçado de cobrador de impostos e desonesto, ainda assim foi alvo de um acontecimento extraordinário que o mudou da água para o vinho: ele conheceu o Senhor Jesus; e a Palavra de Deus nos mostra detalhadamente como isso aconteceu mesmo sendo ele tão corrupto e sujo espiritualmente. Então vamos começar:

      • "E procurava ver quem era Jesus..." (Lucas 19:3)
Zaqueu ouviu falar da fama do Senhor Jesus e então decidiu procurá-Lo pela cidade de Jericó, aquilo que a multidão falava sobre aquele Homem que fazia milagres despertou nele uma curiosidade em conhecê-Lo pessoalmente. Esse é o primeiro passo para aqueles que querem conhecer a Deus: PROCURÁ-LO!
Muitas pessoas ainda não tiveram um encontro real e verdadeiro com Ele pelo simples fato de ainda não buscá-Lo, procurá-Lo como deveriam (pois a Bíblia também fala que aquele que busca, acha - Mateus 7:8).
Falta vontade, falta sinceridade, falta rasgar a alma na Presença de Deus, falta entrega... Resumidamente: falta interesse! O mundo está cheio de pessoas que traçam seus objetivos e não descansam enquanto não os vêem realizados, e a maioria desses não tem nada a ver com Deus. Isso é força de vontade, determinação, é lutar com garra por aquilo que se quer. Se uma pessoa do mundo faz isso pelos próprios interesses materiais, porque você que é cristão não vai fazer o dobro para conquistar aquilo que é Eterno? É só pensar um tiquinho...
Você procura a Deus quando mostra interesse em aprender mais sobre Ele, em entender sobre os assuntos que se referem a vida espiritual. Tem pessoas que ao ouvirem o pastor falando de reuniões e vigílias ela já começa a dar desculpas para não ir: o filhinho não pode ficar sozinho em casa, o marido precisa jantar, a roupa suja está lá no cesto, o cachorro tá doente, e lá vem aquele relatório de desculpas. Aliás, desculpas é o que não falta na boca de uma pessoa desinteressada pelas coisas de Deus. Para que você possa conhecer a Deus é preciso procurá-Lo e sem cansar, sem parar. Sua insistência sincera em vê-Lo fará com que Ele venha ao seu encontro, mas para isso é preciso mostrar interesse.
Outro detalhe importante era a altura de Zaqueu: ele era um homem baixinho, "de pequena estatura" (Lucas 19:3), mas independente de seu pequeno tamanho ainda assim seguiu em frente para concretizar aquilo que tanto queria: ver o Senhor Jesus de perto. Ele poderia muito bem ter desistido, pois era muito baixinho e não conseguiria enxergar o Senhor Jesus em meio a multidão de pessoas muito mais altas do que ele que O rodeavam. Além de procurar o querido Senhor Jesus, Zaqueu ainda por cima foi PERSISTENTE para vê-Lo e não desistiu no primeiro obstáculo que lhe apareceu, até que conseguiu o que queria.


...Continua.


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário