segunda-feira, 24 de maio de 2010

• Há quem manifeste a fé e não vê resposta!

Como alcançar a resposta de Deus?
O que Ele exige de quem clama?

Muitas pessoas dentro da igreja manifestam sua fé e mesmo assim não conseguem atingir o objetivo desejado. Afinal, o que será que está errado?

Em Lucas 18:9-17 fala acerca de um homem fariseu muito religioso, e um publicano que era um grande pecador.
O fariseu se auto-gloriava por ser um "cristão", achava-se justo e perfeito diante de Deus. Era um homem com maus olhos para com as pessoas que não frenquentavam igrejas, criticava muito os pecadores e "falava mal" daquele homem publicano. Por essas razões suas orações não eram ouvidas por Deus!
O publicano era endemoniado, ladrão e pecador, mas quando orava era humilde, sincero e temente a Deus, ele reconhecia que era um homem que pecava e não apontava os erros de ninguém, não olhava para a vida dos outros. Por isso sua oração era ouvida atentamente pelo Senhor!

Em I Reis 21:21-29 fala sobre Acabe, rei de Israel que era casado com Jezabel (prostituta). Esse rei servia a Deus mas era facilmente influenciado pela esposa a ponto de desagradar muitíssimo ao Senhor. Ela o levou a ser um péssimo rei e fazer tudo ao contrário a Palavra de Deus.
Vendo tamanha desobediência e falta de temor, o Senhor enviou o profeta Elias para dizer a Acabe que um grande mal chegaria até sua casa. Com medo, Acabe se humilhou diante de Deus e dos homens se vestindo de pano de saco, jejuando e andando sempre de cabeça baixa por todos os lugares. Novamente o Senhor viu a atitude de Acabe e mais uma vez enviou o profeta Elias até ele, mas dessa vez para dizer-lhe que sua casa estava livre daquele mal por causa da sua grande humilhação.

Em II Crônicas 33:1-16 conta que Manassés, filho de Ezequias, fez toda sorte de abominações contra Deus. Mas quando foi preso, acorrentado e levado ao calabouço, se humilhou para Deus reconhecendo todos os seus pecados e se concertando com Ele. Imediatamente o Senhor o respondeu, livrando-o da prisão.

Em Isaías 37:1-38 nos mostra que Ezequias era um bom rei e temia ao Senhor, mas Senaqueribe, rei da Assíria, o ameaçou dizendo que se ele não lhe desse ouro e bens materiais Israel seria destruída. (Infelizmente) Ezequias aceitou tal suborno, mas de nada adiantou, pois Senaqueribe prometia destruir Israel e o enviou até uma carta de ameaça.
A única solução vista foi correr para o Senhor e pedir ajuda, e foi isso que Ezequias fez. Ele segurou em suas mãos a carta de ameaça de Senaqueribe, subiu ao monte e lá se humilhou diante de Deus rasgando suas vestes, cheio de revolta. A resposta foi certa, o Senhor dos Exércitos fez com que todos os guerreiros de Senaqueribe morressem antes de invadir Israel.

Em II Crônicas 32:24-30 também fala sobre o rei Ezequias, que adoeceu de forma que morreria. Ele orou ao Senhor mas não ouviu à Sua Voz porque seu coração estava cheio de sí, ou seja, seu coração se exaltava. Então o mal veio sobre seu reino. Ezequias se humilhou, implorou e reconheceu que seu coração se mantinha da forma errada, e por causa da humilhação e da sinceridade deste homem o Senhor o livrou novamente.

Temos vários exemplos acima, mas existem apenas dois tipos de pessoas: a que se acha aprovada por Deus, e a de fato aprovada por Deus.
A que se acha aprovada é cheia de sí, de orgulho próprio e se considera merecedora da Glória de Deus. Existem muitas pessoas assim dentro das igrejas, mas suas orações são ouvidas.
A que de fato é aprovada é humilde, sincera, temente, sabe qual é o seu lugar (servo). Existem poucas pessoas assim dentro das igrejas, porém, suas orações são ouvidas.

Podemos perceber então que a manifestação da fé deve ser feita juntamente com a humildade de espírito, ou seja, o reconhecimento de que somos apenas pecadores e que necessitamos da misericórdia do Senhor. Isso faz com que Deus derrame sobre nós as bênçãos e faz com que nossas orações sejam atendidas e concretizadas em nossas vidas.

Humildade é o critério de Deus para que nossas orações sejam respondidas!

É apenas isso que Deus espera de cada um de nós quando abrimos nossa boca para orar á Ele, quando fechamos nossos olhos e adentramos na Presença de Deus temos que estar com o coração quebrantado, cheios de humildade, temor e envolvidos em uma consciência de que somos servos e nada mais.

Vale ressaltar também sobre o caso de Ezequias e Senaqueribe...
Quem é de Deus jamais se curva para as propostas do diabo, mesmo que elas pareçam ser boas. Verdadeiros filhos de Deus não aceitam em hipótese alguma os subornos feitos pelos filhos do diabo, e também não se submete as ameaças feitas pelos mesmos.
Não existe pacto bom, negócios ou amizade com o diabo. Ou você mata ou você morre; ou você vence ou é vencido.
Com o diabo e seus filhos é só guerra, e por meio da fé sobrenatural que Deus nos ensina a usar diariamente!

Use sua fé, revista-se de humildade e temor que Deus será ainda mais contigo!


Na fé, obr. Tami!

2 comentários: