quarta-feira, 6 de julho de 2011

• Fábrica de idéias E.B.I.

      Enquanto não faço as lembrancinhas e tiro foto para ilustrar aqui no blog, vou colocando algumas outras dicas que podem ajudar em nossas aulinhas, e até torná-las mais agradáveis para nossas crianças.

      • Faça um planejamento da sua aulinha.
Minha primeira vez como tia responsável foi uma experiência maravilhosa, mas um pouco fora de ordem, a aulinha ficou um pouquinho desorganizada, pois eu não sabia a sequência certa para fazer a aulinha render. Então fiz um planejamento para que nós tias não nos esqueçamos de nada. Espero que ajude a vocês, queridas tias (meu planejamento está escrito na minha agenda para que eu sempre o siga nessa sequência, para visualizar melhor clique encima da imagem):
   - Oração inicial: fazer a oração inicial com os pequeninos, pedindo que Deus abençoe aquela aulinha (da mesma forma que o pastor faz no salão).
   - Dízimo: pedir que as crianças que o trouxeram, coloque dentro do alforje.
   - Jornalzinho/Ofertinha: recolher a ofertinha das crianças e colocá-las no alforje também.
   - Pregação/Explicação: é hora de passar o espírito da fé para os pimpolhos, ou seja, é hora de dar nosso tudo para que eles entendam sobre as coisas espirituais da fé.
   - Busca ou Descarrego: se for quarta-feira ou domingo faça a busca ao Espírito Santo, se for terça-feira ou sexta-feira faça a oração forte em todas as crianças.
   - Atividades: se você tiver preparado desenhos, colagens ou brincadeiras, é hora de colocá-las em prática (é a hora que as crianças mais amam!).
   - Lanchinho: enquanto as crianças fazem as atividades, você mesma ou a tia que te auxilia pode ir preparando o lanchinho delas.
   - Oração final: antes das crianças irem embora faça uma oração com todas elas pedindo proteção e agradecendo pela aulinha daquele dia (da mesma forma que o pastor faz no salão também).
      Particularmente, acho que as aulinhas ficam mais organizadas e assim não corremos o risco de esquecermos algum detalhe importante para trás!

      • Caixinha de Oração.
A criança tem que aprender a importância de orar, não apenas na E.B.I., mas também fora dela. Assim como nós oramos em casa, no trabalho ou aonde estivermos, as crianças precisam aprender a fazer o mesmo. É bom ela ter o hábito de orar (de coração) pelos amiguinhos também, afinal, Jó foi abençoado por orar pelos seus amigos. Então achei bacana fazer a caixinha de oração.
Compre uma caixinha de madeira decoradinha com uma aparência bem infantil, ou decore uma você mesma; dê para suas crianças um papel para que elas escrevam o próprio nome e o nome dos familiares e coleguinhas caso queiram. Dobre e coloque tudo dentro da caixinha e explique á elas a importância da oração. Em todas as suas aulinhas leve a caixinha e ore com as crianças por todas as pessoas que estão com o nome lá dentro, para que o pedido daquela criança seja atendido (leve a caixinha para sua casa e permaneça orando por elas junto com a sua caixinha). É legal até passar essa idéia para sua responsável... Quem sabe todas as tias fazem o mesmo em todas as aulinhas, assim muitas crianças serão abençoadas! Ao lado tem um modelinho do papel para escrever o nome das crianças (pedido de oração).

      • Cára pintada.
Essa idéia foi da esposa responsável aqui da minha IURD, ela deu essa idéia em nossa última reunião nesse domingo e achei incrível. Criança adora uma bagunça, uma festa, uma agitação... E essa idéia de pintar as bochechinhas delas com tintas faciais foi muito boa mesmo. Essas tintas especiais para o rosto não são cáras e podemos encontrá-las em algumas papelarias e em lojas de artesanatos. Só não passe tinta guache nas crianças porque pode dar alergia ou algum problema assim né, então melhor usar tintas próprias para isso.
Faça desenhos de coração, escreva E.B.I. nas boxexas delas, invente e as deixe lindas e empolgadas com essa diversão!

      • Crachá de ajudante.
Mais uma idéia da nossa querida esposa responsável! Confeccione e mande plastificar um crachá escrito "AJUDANTE DO DIA!". Em todas as suas aulinhas leve o crachá, escolha uma criança para ajudá-la e coloque o crachá na roupa dela. Pode não parecer nada demais, mas esse gesto de carregar um crachá de ajudante deixa a criança toda orgulhosa e feliz por estar ajudando a tia durante toda a aulinha. Para elas é como se fosse uma mega responsabilidade que elas levam muito a sério.

      • Copinho decorado.
Essa idéia é simples demais e super rápida de fazer, mas deixam as crianças com um sorrido que vai "de orelha á orelha". Pegue copinhos descartáveis, encha de balas, pirulitos ou chocolates, decore o copinho com fitas de cetim e entregue ás crianças para levarem embora! Simples, fácil e rápido...
Tia, use sua criatividade, temos mil e umas formas diferentes e engraçadinhas de decoração. Quem tem pistola de cola quente é mais fáci de decorar... Uma dica: no nózinho dos fitilhos de cetim dá para colar um coração escrito "E.B.I.", "Jesus te ama!", ou "Lembrancinha da tia Fulana!", mas para isso use a cola quente para uma boa e rápida fixação.
Um detalhe: o nó dos fitilhos devem ser firmes, senão os fitilhos escorregam pelo copinho e saem.

      • Saquinho surpresa!

Não tem nada melhor do que doce para ganhar uma criança e deixá-la alegre! E não precisa ser um "mar de doces" não. Coloquei aqui ao lado esquerdo um kit de balinhas e pirulitos que fiz para as minhas crianças e o kit já pronto dentro do saquinho e fechado com uma fitinha de cetim. Tenho certeza que elas vão amar! Tenha esse costume de sempre levar algo diferente para suas aulinhas, as crianças gostam de novidades, de coisas diferentes, que as atraiam. E esse kit de doces não sai cáro, com R$ 20,00 você compra sacos de balas, pirulitos e chicletes que rendem mais de 50 saquinhos surpresa que você pode usar durante suas aulinhas do mês.

      Por enquanto são essas idéias ilustradas que tenho para apresentar á vocês, creio que nessa semana posso estar postando mais alguma coisa! Espero estar ajudando, e tomara que suas aulinhas sejam maravilhosas.



Na fé, obr. Tami!

2 comentários:

  1. Tami ameiii suas dicas,sou educadora da EBI,e vou seguir essas dicas,ahaa uma coisa que estou fazendo de 15 em 15 dias na ebi é um cine EBI,passo uns videos curtos de historias da biblia e eles estão amando,acompanhado claro de muitaaa pipoca e refrigerente..rsrs bjinhos!!

    ResponderExcluir