sexta-feira, 1 de julho de 2011

• Interagindo com as crianças na E.B.I. - Pt 3

"E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar." (Marcos 9:42)

      Como disse nos artigos anteriores as crianças apresentam um comportamento indefinido, ás vezes parece estar a "mil", ligada na tomada, cheia de energia para descarregar com os coleguinhas. Ora quer sentar, depois prefere brincar, aí quer ir ao banheiro, beber água, daqui a pouco está correndo, etc. Na maioria das vezes não se sentem satisfeitas e desejam mudar a todo instante.
Mas a pergunta que não quer calar: O que nós tias podemos fazer para interagir com as crianças de maneira que as mesmas prestem atenção no que está sendo ensinado?
O fato é que se nós já adultos não conseguimos aprender se não estivermos prestando atenção no que está sendo passado, imagina uma criança... E quando a criança não presta atenção na aulinha ela procura algo para fazer (cutucar o coleguinha da frente, brincar com o amiguinho do lado, etc), o que acaba causando ruídos e despertando o interesse de outras crianças, fazendo com que outras também se dispersem durante sua explicação. A falta de atenção das suas crianças certamente acarretarão o desequilíbrio da aulinha, acontecendo a desordem e a bagunça (aquilo que tanto tememos).
      Vamos á uma lista de tarefas que podem ser desempenhadas por todas nós tias, e que só vai nos ajudar a melhorar o desenvolvimento de nossas aulinhas:

      1) Afastar ou tirar da salinha tudo aquilo que pode chamar a atenção das crianças, ou colocar em local que as mesmas não consigam ter acesso. Por exemplo: se na sua salinha tem caixa de brinquedos (coisa que criança AMA), procure colocá-la encima da sua mesa enquanto está contando a história e passando a fé, quando acabar e já tiver feito tudo o que estava em sua programação coloque a caixa no chão e permita que as mesmas brinquem, "entre na dança" e brinque com elas também. Quanto mais próxima você estiver das suas crianças, mais elas te admirarão.
      2) Seja absolutamente ativa! Por experiência própria eu digo que se você estiver dando aulinha e por alguns segundos deixá-los a vontade, é tempo suficiente para que eles se levantem e se distraiam com qualquer outra coisa ao redor. Recomendo que fique sempre em contato com todos eles, não deixe ninguém tomar o papel de "excluído" da turminha, fique sempre em movimento, andando enquanto conta a historinha, gesticule muito porque isso faz com que as crianças prestem atenção em seus movimentos, em suas mãos, em suas expressões.
      3) A voz da criança não pode ultrapassar a sua. É óbvio que não vamos dar aulinha gritando, porque não estamos ali competindo altura e tom de voz com ninguém, mas nossa voz tem que se destacar. Se você não fala em bom tom com a turminha as crianças não te escutam, e consequentemente passam a se distrair, pois pensam que não tem nenhuma tia dando aulinha e que está liberada para fazer o que quiser. Volto a dizer: não grite, não berre. Sua voz tem que se destacar, porém é totalmente possível fazer isso sem gritar. Até porque se você gritar as crianças passam a te olhar com outros olhos, como se você não fosse uma tia legal; elas até te respeitam, mas por medo e não por amor, e as suas crianças devem gostar de você.
      4) Fique na porta da salinha recebendo as crianças e as dirigindo para as cadeiras (assim elas já ficam sentadinhas no aguardo do início da aulinha), faça algo diferente, pense, coloque sua criatividade para fluir! Vou dar uma dica que já pensei em fazer nas minhas aulinhas, porém ainda não coloquei em prática: separe um dinheirinho e compre em lojas de R$1,99 uma cartola colorida (altas, tipo aquelas de mágico) e um óculos grandão colorido sem lente, coloque e receba as crianças com um mega sorriso no rosto, dê um beijo em cada uma delas e diga que a aulinha vai ser muito especial.
          OBSERVAÇÃO: Pelo amooor de Deus, se você quiser colocar em prática essa idéia ou algo parecido, converse com a obreira ou esposa responsável pela E.B.I. da sua igreja, ou fale com seu regional antes. Não podemos fazer as coisas sem a permissão de nossos responsáveis! Apresente a idéia antes, e caso seja aprovada coloque em prática! :)
      5) Não há nada pior do que ir para a escola ou faculdade e passar o tempo sentadas de maneira desconfortável. Quando você não tem posição para ficar ou está se sentindo desconfortável acaba olhando para o relógio diversas vezes e não vê a hora de ir embora daquele lugar. Então, vamos dar conforto para as nossas crianças! Quando você está bem confortável acaba até esquecendo do tempo e nem vê a hora passar, com as crianças acontece exatamente da mesma forma. Caso na sua igreja a escolinha não tenha cadeirinhas, leve algum edredom fofinho para suas aulinhas, estenda no chão e sente em círculo com as crianças. E volto a dizer, caso queira fazer algo de diferente em suas aulinhas (o edredom estendido no chão também) fale com seus responsáveis.
      6) É impossível fazer as crianças ficarem absolutamente quietinhas nas aulinhas, criança é assim mesmo, gostam muito de conversar, de se comunicar com os coleguinhas e até com nós tias. Certamente enquanto você está dando a aulinha uma ou outra criança vai começar a falar junto com você, e chegamos á casos de todas as crianças estarem falando ao mesmo tempo, aquela bagunça acontecendo, criança gritando, outra berrando, etc. Isso pode acontecer, já aconteceu comigo, quando reparei todas as crianças estavam falando ao mesmo tempo. O que fazer nesses casos? Saiba que o silêncio é um bom parceiro nessas horas! É isso mesmo... Por incrível que pareça, FUNCIONA! Se acontecer uma situação dessas em sua aulinha faça o seguinte: fique parada diante das crianças, cruze os braços, faça uma expressão de brava e apenas olhe para todas elas, e não diga uma palavra sequer! Uma criança vai perceber que você está esperando o silêncio e vai começar a avisar as demais que "a tia está brava, fica quieto(a)!". Sempre tem uma ou duas crianças que mesmo assim não param de bagunçar, é só se aproximar e falar que está esperando o silêncio para a aulinha continuar. O importante é que elas percebam que a tia que está ali é a autoridade da salinha e deve ser respeitada sem precisar ficar chamando a atenção toda hora. Eu tive uma outra idéia que achei bem bacana e vou combinar isso com as minhas crianças: compre um apito, mas tem que ser um apito barulhento (eu já comprei o meu)! Leve para sua aulinha e explique á elas que aquele apito é o sinal de aviso, de atenção. Que durante toda a aulinha o apito só pode ser soprado duas ou três vezes, e que se passar disso a tia auxiliar chama o pastor. Cada vez que as crianças começarem a se empolgar demais e aumentar a voz sopre o apito. Tenho certeza que elas vão entender o recado e vão procurar ser submissas ao seu sinal.
      7) Uma boa maneira de prender a atenção das suas crianças durante sua aulinha é despertar nelas o interesse, e somos nós tias quem fazemos isso através da nossa própria apresentação, principalmente na hora da história. Temos que interpretar a mesma, mudar a voz quando o personagem fala, imitar a história fazendo gestos e encenando os acontecimentos. Precisamos estimulá-las a querer saber tudo a respeito daquele assunto. Fazer as famosas "caras e bocas" dá muito resultado! É também muito importante as crianças entenderem que não é você que está dando a aulinha, mas o Espírito Santo que está naquele momento falando com elas. É preciso fazê-las temer a Palavra de Deus e Seus ensinamentos, é assim que começa os bons olhos, a visão espiritual das crianças em relação á Obra de Deus e á própria salinha da E.B.I., para que elas já entrem na salinha sabendo que estão alí para aprender sobre as coisas de Deus, e não somente para desenhar e passar o tempo.
      8) Para as crianças te respeitarem sem que haja necessidade da alteração da sua voz, é preciso que elas gostem de você. Não é difícil conquistar o amor de uma criança, é preciso chegar com jeitinho... Um abraço e um beijo já são praticamente mais da metade do caminho andado. Tenha o costume de preparar lembrancinhas para suas aulinhas, enfeitar a salinha para recepcionar as crianças, fazer lanchinhos diferentes (mais gostosos), coloque músicas infantis que falem do Senhor Jesus e dance junto com elas, etc... O que não faltam são idéias, porém com um simples gesto você toca no coraçãozinho delas!
      9) Quando o pastor sobe no Altar a primeira coisa que ele faz é dobrar os joelhos e fazer uma oração, agradecendo a Deus pela oportunidade de ser usado e pedindo a direção do Espírito Santo para que a Palavra de Deus venha tocar nos corações. Tenha o costume de fazer o mesmo quando a aulinha for começar. Antes de mais nada coloque a mão no seu coração e sozinha faça uma oração breve, porém objetiva, pode ser em pé, na frente das crianças mesmo. Ao verem isso vão respeitar aquele momento e ficarão em silêncio por verem que a tia está orando antes de começar a aulinha. Com essa pequena atitude as crianças irão te reconhecer como uma "tia de oração" (mulher de oração, mulher de Deus).
      10) Não há nada mais correto do que deixar o Espírito Santo guiar a aulinha, colocar as palavras em sua boca e te usar para tocar no coraçãozinho dos pequeninos. Quando você estiver na salinha, antes das crianças começarem a chegar, peça a direção de Deus para que tudo corra bem, para que Ele venha falar e não você. O objetivo é fazer sua aulinha ser espiritual, e não carnal; então nada mais justo do que colocar nosso Senhor á frente desse trabalho.

      Tenho aprendido muito com as crianças. A cada aulinha eu percebo as virtudes que uma criança pode ter. Amor, sinceridade, confiança, temor, doçura, obediência, pureza, ingenuidade... Crianças que são gente de acordo com Deus. Obtém qualidades que com o tempo podem ser tiradas pelas mãos do diabo! Não podemos permitir que isso aconteça!!!
Dar nosso tudo é essencial, na realidade somos espelhos para as crianças; o que elas enxergarem em nós vão começar a fazer também. Vamos colocar força, fé e revolta em nosso trabalho como educadoras, pois está escrito:

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando
envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)



Na fé, obr. Tami!

2 comentários:

  1. Ah...um abencoado final de semana!!!!
    Que o senhor Jesus venha te usar muito mais,e lhe capacitar na obra.
    Seja cheia de luz!
    Deus lhe abencõe!
    Umforte abraco
    Dani"

    ResponderExcluir
  2. olá obreira Me ajudou muito
    Por favor se a Senhora tiver como escrever
    sobre aulinha com os tf-teen,dicas
    Ajudaria muito obg
    Que Deus abençoe

    ResponderExcluir