sexta-feira, 1 de julho de 2011

• Interagindo com as crianças na E.B.I. - Final


Crianças também tem alma! 

     Nos outros artigos falei bastante sobre o comportamento em geral que as crianças apresentam e o que podemos fazer para melhorar um pouco as nossas aulinhas. Mas em todos eles não falei profundamente sobre um assunto muito importante e que pode fazer a diferença na vida das crianças... Dar amor á elas.
E quando digo que devemos dar amor para nossas crianças não é apenas fazer um lanchinho gostoso, brincar com elas, sorrir e dar muitos beijos e abraços. Esse "dar amor" vai um pouco além de tudo isso. A partir de agora, leia com profundos olhos espirituais!

      Quando chega uma pessoa nova á igreja, sabemos que ela vem carregada de problemas e/ou frustrações pessoais, com o interior ferido, o rosto abatido e precisando de auxílio espiritual. Os obreiros se mobilizam e fazem de tudo para ajudar tal pessoa a usar a própria fé para se levantar e derrubar as muralhas de problemas que a rodeiam, e por causa das orientações dadas a pessoa passa a agir de forma diferente, e consequentemente sua vida muda.
Com as crianças na E.B.I. não é de outra forma. Falei em artigos anteriores que todos os dias chegam pessoas novas á IURD e trazem consigo seus filhos, sobrinhos, irmãos, etc, e eles ficam na escolinha. E isso faz com que sempre haja "carinhas novas" em nossas aulinhas.
Não sabemos quem são essas crianças, como tem sido a estrutura familiar de sua casa, quem são seus pais, ou como é o dia-a-dia delas. Portanto, começa aí uma guerra.

"E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos... em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." (Mateus 10:42)

      Criança rebelde, que fala palavrão e acha normal, desobediente, que "bate de frente" com a tia, respondona, mal educada e briguenta... É assim que algumas das crianças chegam á E.B.I. pela primeira vez (eu disse algumas, não generalizo porque sei que algumas chegam na escolinha e ficam acanhadas por não conhecerem ninguém e outras nem falam palavrão). Sabe o que essas crianças precisam? De amor!
Tia, tem muita criança rebelde em suas aulinhas que se comportam de tal forma porque na casa dela não são supridas as necessidades de carinho, dedicação, amor e atenção que toda e qualquer criança precisa para viver. Existem muitos pais sem paciência que tratam seus pequenos filhos como se fossem adultos, outros querem que os mesmos se comportem como gente grande, e isso não é possível. A criança precisa viver intensamente sua fase da infância para que alguns problemas lúdicos não aconteçam no decorrer de seu desenvolvimento; mas alguns pais ou responsáveis pela criança não permitem que essa fase seja vivenciada da maneira que deve ser. A consequência disso é o comportamento da criança!
      O comportamento é a única forma que a criança tem para expressar o que sente. Aquilo que ela não tem em casa ela procura em outros lugares, com outras pessoas... Na E.B.I. por exemplo.
      Tia, sabe aquela criança que é revoltada com tudo e com todos? Não grite com ela, não a exclua da turminha, responda com um gesto de amor: deixe a tia auxiliar cuidando da salinha e saia da salinha com ela, sente e converse. Diga que Jesus ama ela e que você também, que ela pode contar sempre com você, enfim...
Dê palavras de apoio á essa criança, porque ela precisa de ajuda mas não sabe pedir, ou ela nem sabe o que está acontecendo dentro dela e resolve ser rebelde para se expressar. Dê um abraço demorado, faça carinho no cabelo dela, passe a sua mão no rostinho dela, olhe bem dentro dos olhinhos dela, e diga que gosta muito dela! PRONTO. Mesmo que ela não demonstre que gostou do que você fez, ainda assim por dentro ela recebeu o seu carinho e sem dúvida ela gostou. A partir dalí ela vai te ver com outros olhos, vai te achar uma tia legal.

                "...não é vontade de vosso Pai, que está nos céus,
              que um destes pequeninos se perca." (Mateus 18:14)
 
      Outra coisa muito importante é cuidar da alma dessas crianças. Tem pais que acham que pelo fato de ser apenas uma criança, não há necessidade de ensinar nada sobre Deus. Nós como tias temos que mostrar para elas a importância de sermos amigos, companheiros, parceiros de Deus.
Compare o Senhor Jesus com aquele melhor amigo que a criança pode ter... Estimule suas crianças a orar; ensine-as a falar com Deus em casa, ao acordar, ao dormir e antes de sair de casa, a oração não pode se restringir apenas á E.B.I. ou á igreja.
Já ví testemunhos de esposas de pastores (grandes mulheres da fé) que cresceram dentro da escolinha, e segundo elas, nunca se esqueceram dos ensinamentos dados. Para vocês perceberem que a E.B.I. molda a criança, grava nas tábuas do coração delas a Palavra de Deus. Elas não se esquecem do que é ouvido, passam a temer o Senhor e andar no caminho que lhes foi ensinado.

      Tia, seja a ponte que leva suas crianças ao coração de Deus, ganhe a alma de todas elas para o Reino do Senhor Jesus. Foi exatamente para isso que fomos chamadas! E eu espero do fundo do meu coração que esses artigos tenham te ajudado em algum aspecto, pois sei que muitas tias passam por situações difíceis com algumas crianças. Passe a praticar as dicas que coloquei nos artigos anteriores e você vai perceber a mudança nas crianças, não só em suas aulinhas, mas nas aulinhas das demais tias também!

"Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes,
não o fizestes a mim." (Mateus 25:45) 



Na fé, obr. Tami!

2 comentários:

  1. Oi,Obr.Tami,
    Com certeza,estou aprendendo mais um pouco aqui,com seus artigos e com esse artigo principalmente!
    Nunca podemos dizer que jà sabemos alguma coisa, ou sabemos demais,è sempre bom aprendermos mais.
    gostei muito!
    Deus abencoe grandemente!
    Na fè Revolta!
    abraco Dani"

    ResponderExcluir
  2. Amiga ameiii as dicas!aninda mais eu que estou chegando agora... muito obrigadoo ;) aprendiii direitinhooe vou colocar em prática!bjooos minha miguxaa de fé....(♥)

    ResponderExcluir