segunda-feira, 25 de julho de 2011

• Laranja Podre!

"Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?"
(I Coríntios 5:6)

      Provavelmente você já ouviu aquele ditado "Me diga com quem andas que eu te direi quem tu és" ou "Uma laranja podre destrói todas as laranjas boas"... Pois é, minhas avós sempre falaram isso, mas por ser ainda muito criança eu não compreendia o sentido dessas frases e desses ditados. Eu entendia mas não compreendia, não meditava neles, muito menos praticava. Hoje eu entendo o que elas queriam dizer, compreendo perfeitamente o sentido desses ditados e os considero sábios. Inteligente mesmo é seguí-los e praticá-los.
      A Palavra de Deus também fala sobre esse mesmo assunto: a seleção de nossas amizades, companhias, parcerias, etc. Mas esse cuidado deve ser redobrado quando se trata daquelas pessoas que consideramos cristãs! Não, isso não é preconceito ou qualquer tipo de exclusão, é apenas um aviso que vem do próprio Deus e que deve ser levado muito a sério, sem emoção ou sentimentalismo (leia I Coríntios 5:1-13).
Como já foi dito, tudo aquilo que o Espírito Santo nos fala é para o nosso próprio bem, o Senhor Jesus cuida das Suas ovelhas, Ele deseja o melhor para Seus amados filhos e por isso nos dá uma série de conselhos que ao serem praticados, se transformam em poderosas bênçãos em nossas vidas.

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento." (I Coríntios 5:7)

      Quando o assunto é fé, todo todo cuidado é pouco. Nós não sabemos quem é a pessoa que senta ao nosso lado no banco da igreja para assistir a reunião, não sabemos se ela realmente é liberta, se é da fé, se ao menos crê no Deus Vivo. As pessoas não andam segurando uma plaquinha aonde é descrito o caráter delas, o modo em que elas vivem, o testemunho que têm dado diante dos incrédulos.
E como eu disse anteriormente, dentro das igrejas também existem os hipócritas, os lobos disfarçados, os bodes vestidos de ovelhas que são os filhos do diabo cuja missão é disseminar a discórdia, a dúvida, o medo e a insegurança em relação á fé daqueles que crêem em Deus. A Palavra de Deus diz que aquele que não ajunta, espalha (Lucas 11:23); ou seja, aquele que não crê acaba semeando a descrença entre os que se lançam na fé, e é esse tipo de pessoa que precisamos evitar a todo custo! Mas como identificar essas pessoas? Como saber quem é quem já que ninguém anda com identificação espiritual? Te digo que não é muito difícil descobrir isso... Basta analisar os detalhes:

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais." (I Coríntios 5:11)

      Viu como é fácil descobrir o caráter de uma pessoa? É muito fácil falar que é de Deus, que arrebenta, que anda pela fé, que sacrifica, que obedece á voz de Deus. Queridos, falar é tão fácil que até papagaio também fala! O segredo são as atitudes, ações e reações das pessoas.
 O que mais vemos são pessoas dizendo: "Agora sou crente!", "Me tornei evangélico(a)!"... Mas e daí, o que mudou no caráter e no comportamento delas? Aonde está a transformação, a diferença, o destaque? A maioria desses crentes apenas dizem ser de Deus, quando na verdade estão com uma vida totalmente contrária, vivendo de acordo com eles mesmos ou até como o mundo manda. Esses são o fermento que leveda toda a massa, os hipócritas que disseminam a mentira entre os nascidos de Deus, os mentirosos que envergonham o nome do Senhor Jesus dizendo ser dEle quando na realidade são do mundo, são do diabo!
Sinto um ódio mortal desse tipo de crente! Bando de mentirosos. Já ví pessoas que dizem ser de Deus mas que falam palavrão e gostam de bebidas alcoólicas, outros vão em raves com os amigos... Que tipo de testemunho é esse? O Senhor Jesus deixou bem claro que é para nos afastarmos dessa gente, para não termos nenhum tipo de comunhão com eles, nem amizade, nem nada!

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento." (I Coríntios 5:7)

      Quando andamos demais com uma pessoa, passamos a nos comportar como ela. Mesmo que inconscientemente, começamos a pensar como ela e até a nos comportar como tal. Você já reparou naquelas turminhas de pré-adolescentes? O comportamento de todos é igual, o jeito de conversar, as gírias, a forma de pensar, até o estilo de roupa acaba sendo bem parecido...
Se você costuma andar em rodinhas de pessoas que não tem nada a ver com Deus, vai acabar absorvendo o mesmo espírito deles (e não preciso nem falar qual espírito é), vai começar a pensar como eles, ter as mesmas idéias e vai acabar mudando seu conceito e opinião em relação á muitos assuntos, passando a ser como eles. Não queira ser igual aos incrédulos, não dê mal testemunho, não envergonhe o nome de Deus, não seja comparado ao fermendo que leveda toda a massa... Lembre-se que aqueles que não ajuntam, espalham! Não faça o serviço do diabo, não espalhe a incredulidade, não seja usado(a) pelo mal para destruir ou regredir aos outros e até mesmo a sí próprio(a).

"Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." (I Coríntios 5:13)

      O Espírito Santo deseja que você verdadeiramente ande em Seus caminhos, então comece com suas amizades e companhias, seja no trabalho, na faculdade, na escola, na rua aonde você mora, e até mesmo dentro da sua igreja (principalmente). Selecione suas amizades, tenha a companhia de pessoas da mesma fé, que podem acrescentar na sua vida espiritual, que podem te dar uma palavra de ânimo, que podem te levar á uma comunhão com Deus.
Faça isso, e muito mais Ele fará por você!



Na fé, obr. Tami!

3 comentários:

  1. Olà,Obr.Tami tdo bem,querida
    È verdade não dà para saber se tal pessoa è de Deus,porque mesmo por fora se mostram belos, mas por dentro sò Deus quem sabe...e atè mesmo as intencões.
    è melhor Vigiar!
    Um abraco obr.
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oiii Dani! :)
    Vigiar com certeza é o melhor remédio né.

    Um beijo flor...

    ResponderExcluir
  3. obr.Tami seu blog està em "destaque" porque com certeza tem ajudado a muitos e o que è bom a gente recomenda e indica.
    um abraco
    Dani

    ResponderExcluir