sexta-feira, 27 de maio de 2011

• Vigiando nas palavras

Cuidado com o que sai da sua boca!

Como existem pessoas que falam demais, não é mesmo?! Algumas chegam a "falar pelos cotovelos". Lembre-se que o Senhor nos criou com dois ouvidos e uma única boca, justamente para que ouvíssemos mais e falássemos menos! Pena que a maioria das pessoas nem pensam em colocar isso em prática e outras ainda nem sequer pararam para pensar nisso.
Existem pessoas que falam bastante por serem comunicativas, simpáticas e carismáticas e até trabalham usando essas qualidades todas para conquistar clientes e etc, porém, o que quero abordar no artigo está relacionado ás pessoas que falam demais... da vida alheia, fazem fofoca, maus comentários sempre nas horas erradas, ferem outras pessoas, magoam, etc.
Muitos esquecem que palavras são verdadeiras sementes que criam raízes, e alí nasce um fruto bom ou ruim, edificante ou destrutivo. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer algo não muito agradável e logo depois essa mesma pessoa diz: "Me perdoa, eu estava nervoso(a) quando disse aquilo."

"Mas a língua nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável;
está cheia de peçonha mortal." (Tiago 3.8)

 
Mas será que isto é realmente possível? Dá para retirar algo que já foi dito?
Se alguém te ferir fisicamente, aquele ferida será curada e você se recupera completamente, mas os efeitos de uma palavra pronunciada que machuca ou magoa pode durar por toda a vida e para muita gente.
Então como pode uma pessoa retirar algo que já foi falado? Mesmo que a pessoa afetada por tais palavras decida perdoar, o dano dessa palavra poderá ainda assim permanecer. A verdade é que uma vez saindo da nossa boca, as palavras jamais poderão ser canceladas. Ou seja, uma vez que elas são proferidas, irão ajudar as pessoas que foram os nossos ouvintes.
Nossas palavras decidem motivar ou destruir, levantar ou derrubar. Então se é verdade que palavras não podem ser retiradas, a única solução é impedir que tudo o que é negativo saia da nossa boca. Temos que policiar tudo aquilo que dizemos, já que uma palavra fora do contexto pode causar uma cicatriz permanente em alguém que amamos... Nunca se esqueça que prestaremos contas com Deus, inclusive de todas as palavras que falamos. Sem dizer que viveríamos em um mundo extremamente melhor se todos tomassem a decisão de proferir palavras de bem e não de mal!

"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz." (Tiago 4:11)

E além de tudo isso, é extremamente desagradável ter a companhia de uma pessoa que fala demais, tocando em assuntos desagradáveis, mantendo conversas fúteis, nada edificantes; principalmente aquelas que costumam falam mal da vida alheia, ou dar aquelas alfinetadas envenenadas.
Quer ter um breve parecer sobre o interior de uma pessoa? Observe suas reações e as palavras que ela costuma proferir, seja sobre sua própria vida ou principalmente sobre a vida alheia. Analise os comentários feitos, os tipos de conversas e etc, pois falamos aquilo que sentimos e pensamos, ou seja, aquilo que está dentro do nosso coração, e em Lucas 6:45 o Senhor Jesus fala acerca disto. Portanto, é possível medir o nível espiritual de uma pessoa através das palavras que costuma-se falar.
Em Mateu 15:11 o Senhor Jesus também deixa bem claro sobre essa questão de tomar cuidado com aquilo que costumamos dizer, pois muitas vezes somos contaminados por causa dessa falta de vigilância verbal. Um bom exemplo são os palavrões, xingamentos, zombarias e perversidades que a grande parte das pessoas tem o costume de dizer; identificamos então um coração sujo e cheio de malícia.
Nossas palavras também podem ser comparadas a uma flecha que ao ser arremessada não pode voltar atrás.

Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação.
Cuidado com as suas ações: elas se transformam em hábitos.
Cuidado com os seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele influencia tudo ao seu redor.



Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário