quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

• Aos jovens

O que deve ser evitado pelo jovem!

O Espírito Santo, através de Seu servo Salomão, diz:
"Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; passes por ele; desvia-te dele e passa de largo." (Provérbios 4:14,15)
O maior segredo do homem de Deus é desviar-se do mal. Jó foi louvado pelo Senhor diante do próprio Satanás por ser um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
Feliz é aquele que sabe reconhecer o mal e o evita. Porque, ás vezes, o mal vem disfarçado de bem, e aí é que está o perigo. Se viesse agitando uma bandeira dizendo quem ele é, não teríamos problema em fugir dele. Portanto, é preciso andar em comunhão íntima com Deus para poder discernir entre o bem e o mal e resistir a este. Eis aí alguns males que devem ser evitados pelo jovem de Deus:

As amizades antigas.
Como já dissemos, quando o jovem se converte a Jesus, as amizades se afastam, mas não todas. O diabo sempre guarda aquela carta na manga para dar a última cartada. O objetivo dele é arrastar o rapaz ou a moça de volta ao mundo, através de um antigo relacionamento amoroso ou amigos. Se você vê que alguém assim o tem assediado, a melhor coisa é cortar essa amizade. Não se iluda em tentar "ganhá-lo para Jesus", se você já disse uma ou duas vezes, agora é deixar na mão de Deus.
Proteja a sua Salvação,porque de que adianta "ganhar o mundo todo e perder a sua alma?". Além do mais, porque insistir com alguém que não ouve, enquanto muitos estão esperando uma oportunidade?

Ambientes não-cristãos.
O apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." (I Coríntios 6:12)
Assim, entendemos que nem tudo nos convém, ainda que não seja pecado como, por exemplo, ir a uma festa ou a um baile. Você não vicom a intenção de pecar; porém, num ambiente como este, tudo colabora para o mal da sua alma: músicas que não têm nada a ver com Deus, bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, conversas fiadas, confusão, etc. Convém estar num ambiente como este? Clao que não.

Namoros sem compromisso.
O jovem de Deus tem visão do futuro e, por isso, não fica de namoricos aqui e acolá. Enquanto tem energia, deve se dedicar aos estudos, ao seu trabalho (se tiver) e a servir a Deus. Quando começar a pensar em namoro, deve buscar uma moça/rapaz de Deus, já pensando no futuro. De igual modo, a moça deve se preservar para aquele que será o seu marido, um homem de Deus. É claro que para o mundo, isso é a maior "caretice", mas lembre-se de que o mundo é dirigido pelo diabo.

Maus pensamentos.
O pecado não começa com uma ação ruim, mas com um mau pensamento. Antes de cometermos qualquer pecado, nós o concebemos na mente: "Eu, porém, vos digo: qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." (Mateus 5:28)
Portanto, preisamos resguardar a nossa mente de pensamtos malignos que a todo instante procuram se alojar nela, através dos "atrativos" que este mundo traz. É impossível evitar que os maus pensamentos venham, pois somos humanos e imperfeitos. Porém, podemos evitar que eles permaneçam na nossa mente. Como? Repreendendo-os com autoridade e determinação em nome do Senhor Jesus, conforme Paulo disse: "...e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." (II Coríntios 10:5)
Lembre-se também que mente vazia é "oficina do diabo". Logo, ocupe a sua mente com pensamentos bons, sãos e agradáveis a Deus.

Maus conselhos.
Na maioria das vezes, as pessoas só percebem os maus conselhos quando já o seguiram. Cuidado especialmente com os falsos irmãos, aqueles que sabendo da sua conversão, vão logo querer "entupí-lo(a)" de livros "cristãos", convites a outras igrejas de doutrinas diabólicas, etc.
Você tem que procurar manter a sua fé limpa e pura de toda sorte de "vinho velho" que há por aí. Veja oque o Espírito Santo aconselhou a Tito: "Evita discussões insentadas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis. Evita o homem faccioso..." (Tito 3:9,10)


Artigo retirado do estudo de domingo.
Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário