quinta-feira, 30 de junho de 2011

• Interagindo com as crianças na E.B.I. - Pt 2

      Ao contrário do que muitos pensam as crianças não tem apenas necessidades básicas como qualquer outra pessoa (alimentação, higiene, sono). Elas precisam de algo a mais... Elas precisam de atenção!
Independente de idade as crianças costumam sempre fazer as mesmas coisas para chamar a atenção de todos que estiverem ao seu redor: bagunça, muita bagunça, choro, manha, etc... E nessas horas as pessoas perdem a paciência (se é que elas tem) e agem da forma errada, deixando a criança ainda mais revoltada por não sentir suprida a sua necessidade de atenção e/ou carinho!
      Muitas pessoas chegam á IURD diariamente, algumas vão apenas visitar, outras estão retornando para a fé... E a maioria delas que possuem filhos, irmãos ou até mesmo sobrinhos, acabam levando as crianças para a igreja também; algumas até já sabem da escolinha e que podem deixar as crianças na E.B.I.
O que quero dizer com isso é que existe e sempre existirá um fluxo de crianças novas na escolinha, crianças que ás vezes nunca ouviram falar do Senhor Jesus, crianças que sofrem dentro da própria casa e com a própria família. Qual a missão de nós tias? Recebê-las com todo o amor e carinho que possa existir! Então, o primeiro passo para executar nossa tarefa adequadamente é sentir amor pelas crianças, é ter o desejo de cuidar delas, ensiná-las o caminho do Senhor, mostrar á todas que o Senhor Jesus é extremamente melhor do que qualquer outra coisa, que o Espírito Santo deve ser desejado mais que a bicicleta, ou o sorvete.
      Mas como dar algo que não tem? Como é possível amar os pequeninos se a pessoa não tem amor pela Obra de Deus e não enxerga a E.B.I. com olhos espirituais? Eis aí a nossa questão!

"Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe..."
(Marcos 9:37)

      O primeiro passo é ter AMOR pelas coisas de Deus, ter temor pela Obra dEle, ter bons olhos para ver tudo pelo lado espiritual. Sem o primeiro passo não é possível existir o segundo, o terceiro, o quarto passo, e assim por diante!
Quando temos amor por TUDO que compõe a Obra de Deus, então fazemos nossas tarefas VOLUNTÁRIAS da melhor forma possível, cuidando dos detalhes, prestando atenção para fazer algo que agrade a Ele, que O glorifique. E dou muita ênfase a essa palavrinha "Voluntária" porque decidimos fazer a Obra de Deus voluntariamente, ninguém é obrigado(a) a ser obreiro(a), tia, pastor, bispo, esposa, etc. Logo, você entrou como tia porque QUIS, então deve fazer suas aulinhas com amor! E se, infelizmente, você não sente esse amor pelas suas crianças, então por favor converse com a obreira ou esposa responsável pela E.B.I. da sua igreja, porque o que não podemos é fazer a Obra de Deus relaxadamente, porque maldito aquele que fizer essa Obra tão santa de qualquer maneira (Jeremias 48:10).
      Quer identificar se existe de fato amor pela E.B.I. em seu coração? Observe a pequena lista abaixo:

      • Chegar sempre atrasada para abrir a salinha ou para iniciar a aulinha: isso mostra desleixo e falta de responsabilidade, já ví tias chegarem para abrir a salinha e passar em meio aquele amontoado de pais e mães com as crianças no colo esperando para alguém abrir a porta - detalhe: faltavam pouquíssimos minutos para iniciar a reunião lá no salão! Os pais chegam antes da tia... E também já presenciaram mães recebendo as crianças no berçário e na E.B.I. porque as tias ainda não haviam chegado!
      • Comprar qualquer lanchinho ou o mais barato que tiver: suas crianças merecem o melhor, está escrito na Palavra de Deus que quem recebe os pequeninos recebe á Deus. Você daria qualquer coisa para o Senhor Jesus? Ou daria a menor oferta para Ele? Aposto que não! Então porque fazer isso com suas crianças?
      • Não preparar as aulinhas: não tem como obter sucesso em sua aulinha se não tiver o projeto da mesma, pois criança quer saber de coisas legais. É necessário sempre inovar, fazer coisas diferentes, cada aulinha uma novidade. E tem que prender a atenção de todos, ou seja, quanto mais legal e surpreendente for a sua aulinha, melhor. Mais eles vão gostar, vão prestar atenção, e o mais importante: vão te amar também! Mas para ter uma aulinha maravilhosa é preciso montá-la, pensar no que fazer, é necessário projetar a mesma, e isso pode levar um certo tempo.
      • Dar aulinha de qualquer forma: se você entra na E.B.I. e sai da mesma forma, imagine as crianças! É aí que entra a parte da visão espiritual, que é absolutamente necessária! Se você não enxerga a escolinha como uma reunião espiritual então não sei o que você faz lá (desculpa, mas é a realidade). A escolinha não é apenas uma sala cheia de crianças, a E.B.I. é o seu salão, e você é o pastor delas. Lá na escolinha a obreira se transforma em pastor, que de um jeito criativo ganha a alma das crianças para o Reino de Deus.
A esposa responsável da minha igreja sempre diz que a E.B.I. é rodeada por principados, potestades e pelos piores demônios, aqueles que não se revelam no salão encontram-se sobrevoando a salinha das crianças. Enquanto o mal está sendo queimado lá no salão da igreja nos dias de terça-feira, os outros demônios tentam a todo custo interromper o ensinamento que está sendo passado para as crianças, para que elas se dispersem e saiam de lá sem aprender absolutamente nada. O objetivo do mal é fazer com que a criança entre na E.B.I. vazia e saia mais vazia ainda, porque se os pequeninos não se enxem de Deus vão se enxer de que? Das coisas do mundo e do que não presta!
É fundamental dar aulinha com espírito de guerra... Guerra contra o mal que tem atuado na vida das nossas crianças. Mesmo que não tenha uma criança literalmente manifestada com um encosto, sabemos que por trás de um mal comportamento existe um dedinho do maligno, e temos que mandá-lo embora daquela vida senão a criança entra na igreja com um demônio nas costas e mais dois amarrados nos pés! Não dê sua aulinha de qualquer forma, dê sua vida naqueles poucos minutos, dê o seu melhor.
      Essas são as características mais marcantes de tias que realmente não sentem amor e prazer em ser o pastor daquelas pequenas ovelhas.

"Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes,
não o fizestes a mim." (Mateus 25:45)

      Queridas tias, é preciso enxergar a E.B.I. com os olhos espirituais para ver que nossa prazerosa missão vai muito além do que aparenta. Estamos alí para pregar a Palavra da Salvação e não para dar desenhos, deixá-las á vontade ou passar o tempo. É preciso libertar, curar, buscar o Espírito Santo com as crianças, fazê-las enxergar as coisas de Deus com outros olhos, ensiná-las a ter prazer em orar e ler a Bíblia. Mas para dar amor é preciso ter amor. Para ensinar é preciso saber.
      Começa em nós, no nosso interior, e depois repassamos para nossas crianças do mesmo jeitinho que recebemos do Senhor Jesus: com amor, com total e profundo amor!



Na fé, obr. Tami!

4 comentários:

  1. Amigaaa, é a mais pura verdade quando fazemos qualquer oisa para nossos pequeninos estamps sndo dislechadas com eles e tbm com nossa vida espiritual pois como pode alguem estar bem com Deus e entrar na salinha e levar as crianças que futuramente serão obreiros,esposas e pastores qualque coisa?Não!Não podemos fazer de qualquer forma temos que dar nosso tudo por eles!

    ResponderExcluir
  2. Obr.Tami,falou tudo e muito bem;
    Lidamos com criancas,mas nào podemos esquecer,lidamos com as almas delas.
    È de fato muito importante a libertacao, delas pois muitas delas chegam na igreja com problemas espirituais,com certeza!
    Gostei muito desse artigo,muito bom.
    Deus lhe abencoe mais.
    Um abraco
    Dani
    Obr.respondendo,não tenho msn.bjo

    ResponderExcluir
  3. Oii obr Tamy parabens a sra ganhou um selinho de gualidade de blog
    depois pega lá no blog
    que Deus continue re usando para cada dia edificar a vida de muitas pessoas atraves do blog

    ResponderExcluir
  4. Ta ligado a Sra,deixou o Espírito Santo
    Usa-lá para falar tudo que ele queria
    pra com agente que é tia
    Obrigada pela dicas
    Deus abençoe

    ResponderExcluir