sexta-feira, 17 de junho de 2011

• Um homem segundo o coração de Deus

      Em I Samuel Deus mandou Saul destruir Ameleque e tudo o que ele possuía. Porém Saul desobedeceu aquilo que Deus ordenara e destruiu apenas aquilo que era vil e desprezível. Saul Poupou Agague, rei dos amalequitas e o melhor do gado, ovelhas, o melhor que havia. Depois que ele poupou desobedecendo a Deus, ofereceu a Deus aquilo que sobrara… Ele queria cultuar a Deus com desobediência, com pecado.

"Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (I Samuel 15:22)

A rebelião é como pecado de feitiçaria, obstinação é como culto a ídolos, rejeitou a Palavra de Deus é rejeitar o próprio Deus.
Os quatro pecados de Saul foram a desobediência, revolta, teimosia, rejeição. E mesmo assim ele queria colocar-se diante de Deus; mas Ele o rejeitou. Então Deus manda o profeta Samuel ir a casa de Jessé para ungir outro rei.
E Ele: "...porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Samuel 16:7)
E a bíblia diz que Jessé fez passar os seus 7 filhos diante de Samuel, e o Senhor disse: “Não é nenhum desses”.
Samuel questionou: “Não tem mais nenhum por aí?” até que Jessé respondeu: “Existe o mais moço que está apascentando ovelhas”. Foi quando Deus disse a Samuel: “É esse!”. Um jovem… Um adolescente!
Samuel tomou o chifre do azeite e ungiu no meio dos seus irmãos e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi (I Samuel 16:13).

      Porque Davi foi um homem segundo o coração de Deus? Quais são as características de um homem, mulher, ser humano, pessoa, jovem ou adolescente adolescente para agir segundo o coração de Deus? Quais são as marcas inconfundíveis e fundamentais?

      1) Ser cheio do Espírito Santo.
Cheio do poder, luz de Deus, unção, poder que capacita, ilumina, consola, fortalece, instrui, faz amar a Deus acima de todas as coisas. Nós vimos que Deus ungiu Davi e a partir daí o Espírito se apossou dele. Davi não apenas possuía o Espírito, mas o Espírito possuía Davi. Havia ali unção, alegria, determinação, energia que vem direto do Trono de Deus.
 Davi foi segundo o coração de Deus por que era fiel nas pequenas coisas. Se você quer fazer grandes coisas, seja fiel nas pequenas. Se você quer ser usado com poder na frente dos outros, busque o poder quando ninguém está olhando… Reflita sobre você, olhe lá no escurinho, lá com os amigos do mundo, lá onde ninguém vê… Qual o seu testemunho? Tem gente por aí dando um TRISTEMUNHO.
Deus nunca vai te colocar pra fazer grandes coisas se você é omisso, infiel, desobediente nas pequenas determinações e trabalhos que Deus coloca diante da sua vida.
A Bíblia diz que Davi era fiel apascentando ovelhas. E Deus o ungiu com Poder do alto para capacitação da obra. Ninguém pode ser segundo o coração de Deus se esse mesmo Deus não habitar em sua vida em toda a plenitude. Eu creio que uma das maiores perdas da igreja hoje é a plenitude espiritual. O Espírito Santo veio para ficar para sempre conosco e nos guiar em toda a verdade. É Ele quem nos guia! Muitas pessoas que sentam nos bancos das igrejas hoje se guiam sozinhas.
Nós vimos que Davi foi ungido pelo poder do Espírito Santo, e quando nós não somos ungidos pelo Poder dEle não temos poder contra o pecado, ou podemos cair com mais facilidade.
A primeira e grande perspectiva de uma vida para ser usada pelo Senhor é ser ungido(a). Deus já conhecia a Davi. Se Davi dependesse dos outros pra ser ungido, isso jamais aconteceria!
Até o pai de Davi nunca podia imaginar que Deus poderia usá-lo, prova disso é que ele nem sequer o chamou, Samuel teve que perguntar: “Tem mais alguém?”
Todo mundo pode até ter perdido as esperanças em você – família, amigos, igreja - mas Deus não perde a esperança em você, por menor que você seja aparentemente! Deus pode fazer de você um homem ou mulher, jovem ou adolescente segundo o Seu coração.
Davi era simples, tão simples que o pai nem o chamou se não fosse mandado pelo profeta. Os irmãos não o consideravam, mas Deus o considerava.
O Senhor Jesus te conhece e também quer te ungir, te capacitar com toda a plenitude do Espírito Santo!Deus sabe se você é fiel nas pequenas coisas ou não, e se você for Ele vai te dar grandes coisas.

      2) Davi o adorava em espírito e em verdade.
Oferecia a Deus o perfeito louvor e adoração. Ele não apenas tocava, cantava ou falava, ele adorava, falava com o coração.
A Palavra de Deus diz que Saul era atormentado por um espírito maligno, por isso mandaram buscar um homem que soubesse tocar harpa, que fosse ungido, que fosse de Deus! (I Samuel 16:16)
E para alívio de Saul, disseram " Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele." (I Samuel 16:18)
Davi já estava sendo reconhecido pelo louvor e adoração que ele prestava a Deus. Pela sua vida, santidade, pureza, determinação, habilidade e comunhão que tinha com o Senhor.
Quando Davi começava a tocar harpa havia libertação. Os espíritos se retiravam para bem longe, não agüentavam o louvor santo que vinha do coração de Davi. O poder não estava na harpa, o poder estava em quem tocava a instrumento!
Davi tocava, o espírito se retirava, Saul era aliviado, Deus era louvado. Davi foi um instrumento de libertação das pessoas.
Para você ser segundo o coração de Deus é necessário que a sua vida louve a Deus. Não são os instrumentos, a voz, a coreografia, a postura, não… É a sua vida, o seu coração.
Por onde quer que Davi adorava o nome de Deus era exaltado!



(E-mail recebido)
Na fé, obr. Tami!

2 comentários:

  1. que Deus venha lhe usa mt neste blog.. eobrigada pelo comentario no meu blog


    na fé
    seja sempre uma mulher de fe que nada teme!

    ResponderExcluir
  2. DEUS TE ABENÇÕE EM NOME DE JESUS!
    QUE ELE SEJA CONTIGO EM TODOS OS TEUS PASSOS...
    AMÉM!

    Mayara Kelly
    mayara_kelly16@hotmail.com

    ResponderExcluir