quarta-feira, 23 de junho de 2010

• Entrevista de Emprego - Parte 1

Mexendo com esse negócio de agência de empregos, eu vi cada coisa, que meu Deus do céu... Achei que eu já tinha visto de tudo. E quando eu falo assim eu não estou exagerando ou aumentando não, as coisas que escrevo no blog sobre as barbaridades e absurdos que acontecem aqui na agência são totalmente reais e sem aumento algum!
Por conta disso, resolvi fazer artigos sobre "Entrevista de Emprego", creio que pode ajudar um pouco!


Tipos de Abordagens dos Entrevistadores!

Vamos revelar os truques mais usados pelos entrevistadores para "desconcertar" o candidato a uma vaga de emprego:

• Silencioso: para provocar, o entrevistador recorre ao silêncio. A tendência do candidato é disparar a falar para preencher o vazio - o que não deve! Fique em silêncio por um tempo. Depois, pergunte se o que você disse foi suficiente ou se ele deseja mais detalhes.

• Livre: são feitas poucas perguntas. Falar fica mais por conta do entrevistado. Venda uma boa imagem sendo positivo(a) nas suas respostas.

• Informal: várias perguntas são lançadas, sem seguir um traço definido. O entrevistador usa a tática da simpatia, e os desavisados entram num bate-papo informal, falando demais. Seja objetivo(a), mas sem parecer frio(a).

• Dirigido: segue um roteiro pré-estabelecido, com questões do interesse do contratante. Respeite a sequência e não fuja do assunto.

• Pressão: para testar suas reações e a forma como se defende, o entrevistador diminui o valor das suas conquistas. Mantenha a calma! O desprezo por sua história é mera estratégia.

• Comportamental: as perguntas serão em relação ao que você já fez de interessante no passado. O foco das suas respostas deve se concentrar em como solucionou cada situação, e não no simples relato do que aconteceu.

Agora você já sabe os tipos de entrevistadores, fique esperto(a) em uma entrevista de emprego!


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário