quinta-feira, 24 de junho de 2010

• Entrevista de Emprego - Parte 7

O que fazer para se tornar peça indispensável
no mercado de trabalho e ser
cortejado(a) por outras empresas!

1) Mantenha o pé na escola!
Basta alguém pensar que sabe tudo sobre a área em que atua para começar a ficar para trás. As novidades pipocam para todos os lados e o bom profissional precisa estar sempre atualizado. Descubra que tipo de curso irá valorizá-lo(a) e siga em frente. Talvez não traga resultados imediatos para o bolso, mas a possibilidade de ser escolhido(a) para levar cartão vermelho diminui.Também é um bom diferencial na hora da promoção ou seleção de uma vaga.

2) O inglês está ótimo? Parta para o espanhol!
É muito bom demonstrar ao menos conhecimentos intermediários nessas duas línguas. O inglês virou pré-requisito para boa parte dos cargos, além de ser vital para você alcançar posições mais altas. Já o espanhol está cada dia mais valorizado.

3) Marketing pessoal não é pecado!
Se você optar pela total discrição (ser discreto, quieto, calado), ninguém ficará sabendo do seu potencial. Por isso, não tenha medo de fazer marketing pessoal. Procure sempre interagir com colegas e clientes, participar ativamente das reuniões e aproveitar as oportunidades para falar sobre os projetos em que está envolvido(a). Para manter ou conquistar um bom emprego você tem que se "expor".

4) Fique íntimo(a) do computador!
Isso significa ir muito além das pesquisas na internet e do envio de e-mails. Alguns programas se tornaram ferramentas básica de trabalho. Não há desculpa para não escrever um texto com boa aparência no Word, montar uma planilha no Excel ou uma apresentação no Power Point. Se você acha que não leva jeito para a coisa, tente fazer um curso rápido.

5) Insista para ser avaliado!
Tomar consciência de seus pontos fortes e daqueles que devem ser aprimorados é tiro certo para manter o emprego, especialmente quando seus superiores dão o parecer.

6) A vez do equilíbrio emocional!
A cada época as empresas apostam em um tipo de perfil. Agora colocam todas as fichas no funcionário bem-resolvido em todos os aspectos: pessoal, profissional, emocional, familiar e até espiritual. Quanto mais centrado(a), bem humorado(a) e positivo(a), mais interessante. Isso sem esquecer do espírito de equipe, um atributo também em alta no mercado.

7) Ler jornal e revista é mais que lazer!
Em tempos de globalização, toda notícia dada em um canto do mundo influencia outro. Mostre-se bem preparado(a) para dar seu ponto de vista sobre diversos temas, seja no local onde trabalha, num almoço de negócios, seja numa entrevista de emprego.

8) Não feche as portas!
Você foi incluído(a) na lista de demissões? Mantenha a calma e a confiança. Discutir ou sair "pisando duro" não resolverá o problema atual e poderá atrapalhar muito seu futuro. Agindo com elegância e profissionalismo você causará boa impressão, o que levará alguém a se lembrar de você um dia, em outro local. Ou até na própria empresa, numa dessas muitas voltas da vida.


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário