quarta-feira, 23 de junho de 2010

• Entrevista de Emprego - Parte 6

Dinâmica de Grupo!

Muitas empresas investem na avaliação em grupo como pré-seleção. Aumente as chances de se sair bem nesse processo.

• Não invente: Seja você mesmo, não adianta mascarar o estilo de trabalho, muito menos inventar características (pessoais ou profissionais) ou funções que nunca cumpriu. A dinâmica serve para a empresa saber se seu potencial tem a ver com a vaga oferecida.

• Seja breve: Há sempre uma apresentação inicial. Nessa hora, nada de falar demais, o que conta é ser dreto(a), apresentando sua experiência profissional de forma bem resumida. Não esqueça de falar sobre seus pontos fortes e o que agregou em resultados nos últimos trabalhos.

• Controle a língua: Ter uma postura participativa é muito importante, já que o mercado está de olho em quem sabe trabalhar em equipe. Mostre que sabe interagir, ouvindo e comentando opiniões alheias ou delegando funções, se surgirem tarefas práticas.

• Informe-se: Um diferencialé levantar dados prévios sobre a empresa. Isso costuma ser fácil, já que a maioria delas mantém sites na internet. Informe-se sobre detalhes como área de atuação e porte do empreendimento. Com certeza, isso vai te destacar na hora que esse for o assunto da conversa, algo obrigatório em toda seleção do gênero.

• Haja rápido: A capacidade de improvisar e persuadir são referências. Mostre que é dinâmico(a), responsável e, inclusive, entusiasmado(a) pelas responsabilidades.

• Vista-se bem: A apresentação individual conta bastante. Ao se produzir, opte pelo clássico, senão uma calça social e uma camisa são perfeitos. Adote cores claras e não esqueça: nada de decotes, nada de acessórios em excesso, nada de perfume e maquiagem além da conta. Unhas muito bem limpas e esmalte delicado são igualmenre necessários.

• Seja simpático(a): Bom humor é quesito básico. Mostre que você é uma pessoa de bem coma vida. Sempre cumprimente a todos com um "bom dia/tarde/noite" acompanhado de um sorriso no rosto.

• Não vire estrela: Quem tenta brilhar além da conta é descartado na hora, por isso fuja das características das estrelas. Não se gabe demais de seus feitos, não tente ser o único a participar, nem tente tirar vantagens.


Na fé, obr. Tami!

4 comentários:

  1. Olà Tamy!
    Agora sim,eu gostei das dicas!
    È isso,aì!
    Tem que ensinar e dar dicas,para quem não sabe,
    e não sò apontar os erros.
    E desculpe,se achei vc,um pouco convencida,è porque quem està lendo o texto, entende de uma maneira, diferente.As palavras foram,um pouco àsperas.
    Mas muito bacana!
    Eu não preciso,das dicas,mas tem muita gente,que precisa,não è verdade!
    Fique com Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Oi "Anônimo"... uahua
    na verdade não sou convencida e nunca fui, principalmente depois de obreira, porque quem serve a Deus passa a entender que a própria vida não passa de um simples vapor, como diz na Palavra de Deus!
    Essas dicas quem escreveu foi meu pai, ele dá palestras sobre mercado de trabalho e há mais de 5 anos mexe com agência de empregos...
    Aí resolvi colocar aqui no blog, tem bastante gente que sempre me acompanha, tanto nos artigos espirituais como nesses que não tem nada a ver com igreja ou espiritualidade.
    E também não fiz artigos para apontar erros dos outros ou para criticar ou "tirar sarro" como você comentou em um dos meus post's... Eu quero é abrir a visão das pessoas que elas não podem procurar emprego de qualquer forma, desarrumados, desleixados, porque ninguém dá emprego pra pessoas desleixadas, eu mesma mexo com isso e vejo cada coisa... Por isso que resolvi colocar minhas experiências em forma de artigos.
    Bacana que você também passa por aqui, passe sempre...

    Fique com Deus também...
    Na fé, obr. Tami! :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,Tamy!
    Com certeza,seu blog,è espiritual,eu gostei bastante,alèm das dicas.
    Desculpe o comentario,è como eu te falei antes.
    Mas estarei te visitando mais vezes com certeza!
    Fique com Deus tambèm!
    anonimo

    ResponderExcluir
  4. Magina, não precisa pedir desculpas... Foi apenas um mal entendido! :)

    Isso, visite aqui sempre sim.

    Na fé, obr. Tami!

    ResponderExcluir