quarta-feira, 2 de junho de 2010

• Inveja...

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos." (Provérbios 14:30)

Inveja nada mais é que um sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outras pessoas; é um desejo imoderado de possuir a vida de outrem. A inveja desperta um desejo quase incontrolável de ter em seu poder a propriedade de uma outra pessoa, nascendo até mesmo o sentimento de raiva em quem cobiça, tornando aquela pessoa violenta e impaciente por ás vezes não conquistar aquilo que tanto deseja.

Esse sentimento que corrói o ser humano vem de muitos e muitos anos atrás.
Um exemplo disso foi Raquel, esposa de Jacó. Uma mulher que não conseguia engravidar de forma alguma, sem perceber passou a analisar a família da irmã e quando se deu conta estava invejando os próprios sobrinhos (Gênesis 30:1).
Em Atos 5:16,17 também mostra que homens saduceus ficaram cheios de inveja dos apóstolos do Senhor Jesus, pois faziam grandes milagres pelo nome de Jesus.
Atos 13:45 fala de alguns judeus, que vendo Paulo pregar a uma grande multidão, sentiram profunda inveja a ponto de interromperem a pregação para contradizerem á Palavra de Deus.
Rebeca e Isaque também foram muito invejados pelos filisteus, pois seguiam as Leis do Senhor e tinham bens materiais em abundância. Os filisteus chegaram ao ponto de destruir alguns patrimônios de Isaque, movidos pelo sentimento da inveja (Gênesis 37:14,15)
José foi invejado pelos próprios irmãos por ser o querido de seu pai e também por causa de um sonho! (Gênesis 37:4,11) Olha a que ponto o ser humano pode chegar por causa desse sentimento maldito...
A Palavra de Deus menciona que José, novamente, foi vítima da inveja. Dessa vez os patriarcas o venderam para ser escravo de Faraó no Egito (Atos 7:9)

O Espírito Santo nos fala que o pior sentimento que existe é a inveja. Ela é capaz de virar a cabeça de uma pessoa em um curtíssimo espaço de tempo, fazendo com que ela passe a se preocupar mais em conquistar o patrimônio alheio do que cuidar da própria vida, da família, da saúde ou de outra área de sua vida.
A inveja é um sentimento que cria raízes na alma da pessoa que a cultiva dentro de sí, sendo difícil de arrancá-las futuramente:
"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" (Provérbios 27:4)

A Palavra de Deus também nos ensina mais sobre a inveja... O Senhor diz que aquele que semeia a inveja é carnal e não condiz com as coisas Santas de Deus.
"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja..." (I Coríntios 3:3)

E que "...onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." (Tiago 3:16)
Ou seja, quem nutre a inveja pertence ao diabo.

E Deus não pára por aí, Ele vai mais longe... Saiba que se você é uma pessoa invejosa, certamente não herdará o Paraíso:
"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
(Gálatas 5:21)

As pessoas invejosas tem que pôr as "barbas de molho" e procurar se libertar desse sentimento maligno, pois aí a Salvação entra em risco.
Volte-se para Deus que Ele tem o melhor para sua vida.

Nada é impossível para Ele e tudo é possível por meio da fé. Basta usá-la!


Na fé, obr. Tami!

Um comentário:

  1. nossa, muito bom! Você escreve muito bem (:

    eu também tenho um blog, o meu é mais voltado para os adolescentes> www.louise-costa.blogspot.com

    ResponderExcluir