quarta-feira, 23 de junho de 2010

• Entrevista de Emprego - Parte 2

Conheça quais as frases que podem te
"ELIMINAR"
logo na entrevista de emprego.

O uso de respostas ensaiadas nas entrevistas de emprego mostra insegurança por parte do candidato, o melhor a fazer é apostar na sinceridade e falar sobre o que você realmente conhece. Ou seja, nada de tagarelar demais!

• "Estou aqui para aprender": O local de aprender é na escola, onde normalmente se paga para obter conhecimento. Na empresa, espera-se iniciativa, afinal você receberá por isso. Cite como objetivo trazer bons resultados relacionados ao cargo que deseja ocupar, assim conquistará a simpatia do entrevistador.

• "Puxaram meu tapete": Mesmo que isso tenha acontecido no emprego anterior, você provavelmente se atrapalhará caso seja solicitado a detalhar o assunto. Além do mais, pega muito mal criticar pessoas que não estão presentes na hora para se defender, sem contar que o entrevistador não está alí para saber das suas "dores" ou das suas "complicações passadas", ele quer saber quem você é!

• "Perfeccionismo é meu defeito": Essa resposta deixa evidente a tentativa de transformar uma coisa ruim em qualidade, e isso pode não lhe cair nada bem. Escolha um defeito de verdade, mas que influencie pouco na rotina preofissional, e enfatize seu esforço em corrigí-lo.

• "Me relaciono muito bem com todos...: funciono sob pressão, tenho cursos de especialização, blá, blá, blá." Listas quilométricas de qualidades dão a impressão de mentiras das bravas. Mesmo que você se considere tão eficiente quanto o Roberto Justus ou cozinhe melhor que o Edu Guedes, escolha poucas habilidades ao se apresentar. Senão, você passará a imagem de que está desesperado. Fale sobre suas competências, mas não se esqueça de mencionar suas realizações concretas. Assim, você ganha mais credibilidade.

• "Sou o melhor candidato": Além de soar arrogante, essa tentativa furada de autopromoção pode ofender o entrevistador. Quem disse que ele não pode conseguir uma pessoa mais qualificada e preparada que você?

• "Trabalhava em uma empresa que tinha um clima ruim": Nenhum chefe prestes a contratar um novo funcionário gosta de imaginar que ele ou sua empresa também poderá ser "esculhambado" futuramente.


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário