terça-feira, 1 de junho de 2010

• Vaidade...

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades!
Tudo é vaidade."
(Eclesiastes 1:2)

Pessoas que só sabem cuidar de sí mesmas...
Pessoas que pensam que o mundo gira em torno do seu "próprio umbigo"...
Pessoas que se acham melhores que as outras...
Pessoas cheias de soberba e orgulho próprio...
Pessoas que são capazes de fazer qualquer coisa para chamar atenção por onde passa...
Pessoas que amam sentir seus ouvidos serem "amaciados" com muitos elogios...
Pessoas cheias de futilidade e transbordantes de vanglória...

"...Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?"
(Salmos 4:2)

Existem muitas pessoas que contém em seu perfil essas "qualidades" nada legais. Quem não conhece uma pessoa vaidosa, não é mesmo?! Eu conheço várias, aliás, eu já fui uma!
Infelizmente, dentro das igrejas existem pessoas exatamente assim. Umas querem apenas saber do lado bom de buscar a Deus e não fazem isso com prazer, de todo o coração. Outras ao receberem os benefícios alcançados pela fé, saem da igreja e da Presença de Deus, etc...
Veja o que o Senhor Jesus diz sobre o assunto:

1) Vaidade é algo que não acrescenta absolutamente nada em nossas vidas, é algo fútil, inútil.
"...pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam..."
(I Samuel 12:21)

2) Quem se torna adepto da vaidade, imediatamente torna-se vão. Ou seja, a pessoa vaidosa passa a ser alguém ineficaz, sem valor diante de Deus, vazia, oca.
"...e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos..." (II Reis 17:15)

3) Vaidade é (aparentemente) uma qualidade para muitas pessoas nesse mundo, só que elas não conhecem o quanto esse sentimento é prejudicial a nossa vida espiritual.
"...Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si mesmo..."
(Jó 15:31)

4) Aqueles que contemplam a vaidade e gostam dela, perecerão em sua vida com Deus.
"Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer." (Jeremias 10:15)

Sei que muitos estão tão envolvidos pela vaidade que não conseguem nem sequer pensar nas pessoas que estão mais próximas. Quando eu me encaixava no perfil de vaidosa, não pensava nem na minha própria mãe! Ela sempre fazendo tantos sacrifícios para me deixar feliz e eu nunca reconhecia, tanto é que quando eu tinha a oportunidade de fazer algo para ela, acabava fazendo por mim mesma. Detalhe: era minha mãe...
Nem queira imaginar como eu "não estava nem aí" para as outras pessoas! Mas graças á misericórdia de Deus o Espírito Santo tratou deste assunto pessoalmente.

Esteja certo(a) que Deus não se agrada nenhum pouco de pessoas cuja personalidade está ligada á esse sentimento, pois Ele mesmo se encarregou de nos avisar:
"Certo é que Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para ela o Todo-Poderoso." (Jó 35:13)

Quer se despir da vaidade para agradar a Deus? Então comece pelos seus próprios olhos, pois os olhos são as janelas da alma, e é através deles que decidimos o estado do nosso corpo (ler Mateus 6:23 e Lucas 11:34):
"Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade..."
(Salmos 119:37)

Lance fora toda a vaidade, só assim você contemplará mais de perto a Glória e as Maravilhas do Senhor!


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário