quarta-feira, 23 de junho de 2010

• Entrevista de Emprego - Parte 5

As 10 Perguntas Mais Frequentes Feitas Durante
uma Entrevista de Emprego!

Não existe fórmula mágica nem frases prontas que devam estar na ponta da língua. E se existissem já teríamos dito! Então saiba quais são as outras perguntas mais frequentes e as respostas que podem ajudá-lo(a) em sua próxima entrevista.
Respostas sinceras são imprescindíveis, mas sempre é bom estar preparado para as perguntas.

• "Fale um pouco mais de você": Vá direto ao ponto e aborde sua qualificação e cite suas experiências profissionais relativas a vaga. Seja sincero(a) e não invente nada. Forneça informações pessoais que ajudem o entrevistador a formar uma imagem favorável a seu respeito, sobretudo em relação á estabilidade emocional. O que se quer, na verdade, é verificar qual é a percepção que você tem de sí mesmo e as suas competências.

• "Que experiência você possui sobre esse tipo de trabalho?": Relate sua trajetória, ressaltando resultados conquistados. Enfatize onde aplicou as habilidades pedidas para o cargo, mesmo que em trabalhos não remunerados. É importante demonstrar segurança e confiança em suas competências, já que o entrevistador quer descobrir se você vai dar conta do recado.

• Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho(a)?": Nesta hora lembre-se que as empresas valorizam quem gosta de trabalhar em equipe. Não hesite em dizer que prefere compartilhar suas idéias e atividades com alguém.

• "O que você faz quando não concorda com o líder da equipe?": Nessa hora, mostre-se diplomático e diga que tenta entender o ponto de vista do líder e, se tiver oportunidade, dialoga para apresentar sugestões em relação ao tema. Acrescente que também costuma se colocar á disposição do líder para fazer aquilo que ele julga apropriado para o momento. Essa é a melhor saída, já que a intenção é verificar como você lida com conflitos, sobretudo os que envolvem a liderança, assim como sua habilidade para argumentar e negociar.

• "Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?": Você pode responder que tem certa dificuldade em atuar junto de colegas que se mostrem sem entusiasmo para resolver problemas de trabalho. Quanto mais diplomático, melhor, para não correr o risco de ser "preconceituoso" ou parecer "pouco amistoso".

• "Qual a sua maior dificuldade no seu último emprego (ou no atual)?": Jamais fale mal da empresa onde trabalhou (ou trabalha), isso causa imagem negativa. A alternativa é falar sobre a falta de perspectiva de crescimento e dizer que sonha com novos desafios.

• "Conte-me quais são os seus pontos fracos.": Nem tente ser o(a) perfeitinho(a), ao contrário, é importanrte frisar que todos temos pontos fracos, o que também não significa falar uma lista gigante de "defeitos", como preguiça de levantar cedo e ter sono após o almoço, etc. Boa opção é abordar alguma falha na formação em relação a atividade que irá desenvolver.

• "Aponte quais são suas principais qualidades?": Também não queira bancar o(a) "narcisista". Foque suas principais competências que possui para a função que vai desempenhar. Fale de sua formação, sua qualificação profissional e frise o entusiasmo de começar o mais rápido possível na empresa.

• "Por que você se interessou por esta vaga?": Primeiramente, agradeça a chance de participar da entrevista e disputar a oportunidade que lhe interessa tanto. Depois, mostre que tem clareza sobre o papel que desempenhará na empresa, caso venha ser contratado, é claro! Denovo, ressalte habilidades e como imagina que vá agregar à companhia por meio de seu trabalho.


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário