segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

• Hipocrisia


De acordo com o Dicionário da Bíblia de Almeida, a hipocrisia é:
- Ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, ou não crê; falsidade.

E de acordo com o próprio Senhor Jesus, "Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia." - Mateus 23:27

Ou seja, os hipócritas são ótimos atores e fingir é sua maior especialidade.
Podemos descrever um hipócrita da seguinte forma:
Seu comportamento é completamente fingido, mostrando para as pessoas um lado que não existe, um lado que não é verdadeiro. Seu caráter é composto por muita arrogância, excesso de orgulho, metidez, e se acha melhor do que todas as outras pessoas. Costumam ser rebeldes, pois toda vez que são repreendidos ficam furiosos. Quando alguém chama a atenção de um hipócrita, imediatamente ele não aceita pois pensa ser o dono da verdade e conhecedor de todas as coisas. Também é uma pessoa dissimulada, debochada, sempre tenta ocultar, esconder e maquiar a sua verdadeira identidade. Gosta de mentir e contar vantagens que quase nunca existiram, etc...

Também podemos ver exemplos de pessoas hipócritas:
- Pessoas que não tem bens materias que costumam sair dizendo para todos que tem de tudo do bom e do melhor.
- Pessoas que erram, sabem que estão errando e mesmo assim "não dão braço a torcer".
- Pessoas que tem um casamento de aparência, saem na rua de mãos dadas e parecem se dar muito bem, mas dentro de casa vivem como dois irmãos, num verdadeiro inferno.
- Pessoas orgulhosas que não aceitam orientação ou dicas de ninguém. Etc.

Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa hipócrita. São atores, são atrizes que fariam uma bela apresentação teatral, fictícia.
Pessoas hipócritas costumam ser bem reservadas, não falam de sua vida pessoal. Preferem aparentar algo que não faz sentido do que ser verdadeira com ela mesma e com Deus também.
A partir do momento que a pessoa hipócrita confessa para Deus que sua vida é totalmente errada e mentirosa, ela recebe a libertação de Deus.

Deus conhece tudo e todos, mas Ele prefere escutar da boca da pessoa seus pecados; isso é um sinal que a pessoa reconhece que tem uma vida errada e que deseja realmente mudar.

Para quê viver uma vida mentirosa? O que as pessoas ganham com uma vida maquiada?
O pior é quando todos descobrem a verdadeira identidade do hipócrita, e que fingiu o tempo todo. A pessoa fica conhecida como mentirosa, enganadora e suas palavras ficam completamente sem crédito, todos se afastam e ela fica sempre sozinha.
É isso que os hipócritas ganham no fim de tudo... Solidão e desprezo, sem dizer que também ganha o lago de fogo e enxofre.

Analise sua própria vida e veja se você tem se comportado como um hipócrita.
Se você achou algo do tipo, confesse para Deus, diga á Ele o que está errado e peça para Ele consertar.
Ainda temos tempo para consertar todas as coisas...


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário