sábado, 28 de novembro de 2009

Não quero ouvir!!!




Quem se recusa a escutar, não cresce.

Existem pessoas que amam ser ouvidas, mas que nunca estão dispostas a escutar o que as outras têm a dizer. Ora, quem nunca escuta nada aprende, pois a vida é um eterno aprendizado, sendo assim, aprendemos com os animais, com a natureza, com acontecimentos simples, com crianças, adolescentes e idosos, até com os bebês aprendemos.
Saber ouvir uma repreensão com atenção, interesse e respeito é uma caracteristica importante. Muitas decisões importantes são tomadas com segurança, após um conselho preciso. Não se pode subestimar uma crítica construtiva.
O orgulho e a soberba do homem podem transformá-lo em alguém “ignorante”, por não saber ouvir.

Deus encontra na exortação a maneira perfeita para ensinar e cuidar de seus filhos.
Ele lida com o pecado do cristão através da disciplina e da recompensa.
Quando Deus disciplina seus filhos tem um objetivo bastante claro em Seu coração: a salvação.
Hebreus 12:5-6 diz: “E estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe.”
Deus jamais exorta aquele que não é Seu filho. Seu filho é todo aquele que faz a Sua vontade e anda em Seus caminhos. Na Bíblia, não existe nenhum caso em que Deus tenha disciplinado um incrédulo. Deus não despende do seu tempo para disciplinar todas as pessoas desta terra. Um pai ou uma mãe, não vai bater na porta do vizinho para disciplinar os seus filhos e desprezar os de casa. Antes, irá educar os seus.
Embora em um primeiro momento�a exortação soe desagradável, pois a verdade é que ninguém gosta de ser exortado. A exortação leva o homem a uma reflexão, a um concerto, a um crescimento.
Uma pessoa que tem o coração quebrantado para obedecer os mandamentos de Deus jamais será abandonado, pois Ele é fiel.
Deus diz que disciplina por causa do amor: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.” (Apocalipse 19).
Portanto, a esfera da disciplina limita-se somente aos filhos.
O versículo 9 diz: "Se aceitamos a disciplina de nossos pais na carne, quanto mais devemos aceitar a disciplina de nosso Pai, o Pai dos espíritos!"
No versículo 10 diz: “Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.”

Deus só cessará de exercer a Sua disciplina e exortação na vida de seu povo quando houver a manifestação da Sua santidade.
Portanto, não reclame, murmure ou lamente quando for repreendido. É Deus querendo te moldar naquilo que Ele acha necessário.

Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário