terça-feira, 12 de janeiro de 2010

• Amizades


Quando a pessoa se converte, é bom cortar as amizades do mundo?

Somos de Deus, certo?
Nossa missão é ganhar almas, certo?
Não podemos entrar em contato com as pessoas do mundo, certo?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
ERRADO!
Aliás, erradíssimo!

Nós temos que passar Deus para as pessoas que estão sofrendo. Mas como faremos isto se cortarmos de vez os "laços" de amizade com as pessoas do mundo? Sem contar que essas pessoas do mundo confiam mais em você que é amigo(a) delas, do que em outra pessoa. Se alguém chegar para elas e começar a falar de Jesus elas não darão ouvidos. Mas se uma pessoa amiga chegar e começar a falar de Jesus elas ouvirão, pode ser que elas não estejam interessadas em saber de Jesus, mas mesmo assim ouvirá oque você tem a dizer a ela por respeito e por consideração a amizade que vocês têm.
Se elas vão á igreja e vão pegar firme no relacionamento com Deus, agente não sabe! Mas a nossa missão é falar de Deus para elas e orar muito para que o Espírito Santo as leve até a igreja.

É claro que também não é para estrapolar né. Temos sabedoria e discernimento o suficiente para saber até que ponto podemos chegar.
Uma vez, fui evangelizar para o Força Jovem com uma outra obreira amiga minha, as jovens disseram que só iam na igreja pro grupo de jovens se agente fosse no bar com elas tomar uma coca, sentar lá e ficar conversando... É assim que o diabo trabalha.
"Ou você vai em tal lugar comigo, ou eu não vou na sua igreja."
"Ou você vai naquela festa comigo, ou eu não vou pra sua igreja."
"Ou você sai comigo e com o povo essa noite, ou eu não vou aceitar seu convite."

É aí que entra nossa sabedoria. Sabemos que isso é uma armadilha do diabo para despertar em nós a velha criatura, portanto, não vá! Simples assim.
"Mas e as almas?"
E a SUA alma? Como fica diante de Deus?
A alma daquelas pessoas já sabem da Verdade, pois você as evangelizou.

Deus nos usa de variadas formas, e uma delas é essa!
Ele quer usar a sua boca para falar de Jesus para seus amigos. Mesmo que eles zombem, riam, façam piadinhas, fale de Deus para cada um deles. É isso que você tem que fazer. Depois o Espírito Santo se encarrega de terminar a Obra, incomodando essas pessoas, fazendo elas refletirem sobre suas vidas até elas irem á igreja e conhecerem o tamanho do Poder desse Deus!

Essa é a minha visão acerca deste assunto.
Eu tenho amizades com pessoas do mundo sim e não me desfaço de nenhuma delas!
Eu abraço minhas amigas, assistimos filmes em casa... Mas como disse logo acima, tudo tem limite.
Eu não vou na chopperia com elas, eu não vou para o shopping com elas, eu não vou na balada com elas, eu não falo da minha vida pessoal para elas.
Eu sei da vida de cada uma das minhas amigas do mundo, mas elas não sabem os detalhes da minha vida pessoal. E não conto nada para elas, pois EU tenho a fórmula para mudar a vida delas, e não elas que tem a fórmula para me mudar, entende?!
O que importa é EU saber da vida delas para ajudá-las. Oro por todas elas, para que Deus as proteja do inferno, mesmo elas não merecendo, pois elas não têm ligação alguma com Deus.

Agora pense comigo... A pessoa se converte, e simplesmente deixa de lado as amizades.
Sabe oque essas pessoas dirão de você?
"Aquela lá virou CRENTE e nem lembra mais de nós"
O que custa comprimentar? Perguntar se a pessoa está bem e como vai toda a família?
Como elas enxergarão Deus em você, se você nem ao menos pára pra ver se ela está realmente bem? Se você continuar "virando a cára" para essas amizades do mundo, elas enxergarão o contrário e vão perder de vez a confiança em você!

Use a inteligência e a sabedoria. Use essa amizade e essa confiança a seu favor, a favor de Deus! Oriente essas pessoas, ore por elas, faça jejuns e propósitos pela conversão dos seus amigos.
Não precisa ser grosseiro(a) com seus amigos, seja o mais educado(a) possível para não ofendê-los.

Mas voltando ao assunto do limite...
Se você falou de Jesus uma, duas, três vezes e nada da pessoa reconhecer que precisa mesmo de Deus... Então, realmente chegou o limite!
Páre de falar de Deus para elas, mas não páre de lutar pela alma delas em oração.
Temos que ser perseverantes, mas insistência tambéééém tem limites, e se passarmos da cota acaba ficando algo muito forçado, parece que você quer levar a pessoa pra igreja de qualquer jeito. As pessoas têm que ir á Casa de Deus por livre e espontânea vontade, e não forçadas.

E lembre-se: não se deixe levar pelas amizades, tome cuidado para não te influenciarem a largar de Jesus... É você que está tentando converter essas pessoas, e não elas que estão tentando te levar para o mundo novamente!

Se quiser ganhar as pessoas para Jesus, então se aproxime delas com cuidado e com vigilância, e ganhe sua confiança!


Na fé, obr. Tami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário